Topo

Fórmula 1

Alonso revela vida corrida entre Indy e F-1 e se diz surpreendido por fãs

AP Photo/Butch Dill
Imagem: AP Photo/Butch Dill

Julianne Cerasoli

Do UOL

27/04/2017 12h32

Fernando Alonso sequer acelerou um carro de Fórmula Indy, mas já percebeu que a missão de correr as 500 Milhas de Indianápolis enquanto continua a temporada da Fórmula 1 não será fácil. O espanhol foi para os Estados Unidos dias após o GP do Bahrein e, com direito a voo cancelado, chegou em cima da hora para o início das atividades na Rússia, que recebe a quarta etapa do campeonato neste final de semana.

“Foi um final de semana bem intenso e curti metade do tempo, porque a outra metade eu fiquei dando entrevistas”, brincou o espanhol. “De lá, voei para Indianápolis para fazer o meu assento e cuidar de alguns detalhes com a equipe. Na terça, eu fiz umas três ou quatro horas no simulador só para ter uma noção destes carros. É claro que será bem diferente na pista: é muito mais fácil chegar a 370km/h e não tirar o pé na curva porque você sabe que nada vai acontecer, mas pelo menos eu pude ver como é o volante, coisas do tipo.”

O plano era ter a primeira ideia no simulador pela manhã e voar para a Rússia no período da tarde, mas não deu tão certo quanto Alonso, ouvido pelo UOL Esporte em Sochi, esperava.

“O voo foi cancelado por conta de mau tempo em Nova Iorque. Então tivemos que esperar umas horas no aeroporto, depois fomos para Chicago, Milão… e acabei chegando em Sochi na quinta-feira de manhã. A próxima coisa que vou fazer depois dessa entrevista é dormir!”
Após ver a corrida do Alabama da Indy de perto, Alonso disse ter se surpreendido pela reação dos fãs, mas segue aberto em relação à dificuldade do carro.

“Até eu testar o carro, continuo muito aberto, não sei qual será o tamanho do desafio. O que mudou é minha noção do quão grande é a corrida, como as pessoas estão empolgadas. As pessoas me paravam no aeroporto, me desejavam boa sorte. Foi como se eu estivesse na Espanha. E antes eu ia para os Estados Unidos para passar férias porque sabia que ninguém ia notar que eu estava lá!”

Outro efeito colateral da “aventura” norte-americana foi positivo de acordo com o bicampeão: com tanta coisa nova para aprender no que será sua estreia em ovais, Alonso conseguiu esquecer um pouco do calvário de sua temporada na Fórmula 1: em três provas até aqui, foram três abandonos.

“De certa forma, ajuda porque você está aprendendo coisas novas e é mais ou menos um novato de novo. Ao invés de ficar pensando na decepção do que aconteceu no Bahrein, eu me mantive muito ocupado e estou chegando aqui motivado para terminar a corrida e marcar os primeiros pontos, mas é bom para minha cabeça que esteja bastante ocupado entre uma corrida e outra.”

O GP da Rússia terá classificação às 9h do sábado pelo horário de Brasília e a largada no mesmo horário, no domingo. As atividades começam com os treinos livres na sexta-feira, em duas sessões de 1h30 a partir das 5h e das 9h da manhã.

Fórmula 1