Topo

Fórmula 1

Bernie é convidado por príncipe e pode voltar a circular no paddock da F-1

ANDREJ ISAKOVIC/AFP
Imagem: ANDREJ ISAKOVIC/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/03/2017 10h30

Engana-se quem pensa que Bernie Ecclestone é carta totalmente fora do baralho na Fórmula 1. O ex-dirigente, que perdeu o cargo após vender a categoria para o grupo Liberty Media, em negócio finalizado no início do ano, foi convidado pelo príncipe do Bahrein, seu amigo pessoal, e pode retornar ao paddock da categoria naquela que será a terceira etapa do campeonato, dia 16 de abril.

O convite do príncipe Salman bin Hamad bin Isa Al Khalifa teria sido feito na festa de despedida organizada por Flavio Briatore ao inglês em Londres, de acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport.

Ecclestone nunca escondeu que não gostou da maneira como foi tratado pelos novos compradores, especialmente o novo CEO Chase Carey, que esteve presente na etapa de abertura, em Melbourne, no último final de semana.

“Até os funcionários têm ordens para não falarem comigo. Eles querem se livrar da Era do Bernie”, reclamou o próprio Ecclestone recentemente ao Daily Mail. “Eles acham que me deixam feliz ao falar que eu fiz ‘um grande trabalho, mas é a hora de seguir em frente’, mas não faz. Fiquei irritado quando eles me pediram para sair? Não, porque se alguém compra um carro novo, quer dirigi-lo. Mas eles tinham pedido antes para eu ficar por três anos e eu disse que ficaria.”

Mesmo afastado oficialmente e tendo ganhado um cargo apenas figurativo de “presidente emérito”, Ecclestone vem trabalhando nos bastidores e continua exercendo certo poder. O inglês esteve recentemente no Brasil, inclusive, conversando com o prefeito de São Paulo sobre um possível investimento em Interlagos.

Perguntado em Melbourne no último final de semana se a F-1 sentia a falta do dirigente que comandou o esporte por mais de 40 anos, o chefe da Red Bull, Christian Horner, grande aliado do bilionário, disse: “Como você sabe que ele não está no comando ainda? Acho que, no papel que ele tem, ele ainda está em posição de contribuir. Tenho certeza de que ele estará em algumas corridas e tomara que os novos donos possam usá-lo de forma construtiva para melhorar o bom trabalho que ele já vinha fazendo.”

Fórmula 1