Topo

Fórmula 1

Red Bull aposta no número 13 e em carro "sexy" para temporada 2017 da F-1

Do UOL, em São Paulo

26/02/2017 09h15

A Red Bull esperou até as 13h13 deste domingo no Circuito da Catalunha, onde os times se prepararam para iniciar os testes de pré-temporada nesta segunda-feira, para lançar oficialmente seu novo carro, o RB13. Pelo menos nas imagens do lançamento, o modelo não apresenta grandes revoluções e tem a barbatana de tubarão, usada pela maioria das equipes.

Isso é curioso porque a Red Bull tentou nesta semana entrar em acordo com as demais equipes para que a barbatana fosse proibida, mas não obteve sucesso.

Mas o que mais chamou a atenção no lançamento foi o bico, que apresenta uma espécie de duto.

A equipe Max Verstappen e Daniel Ricciardo gera muita expectativa nesta temporada, depois de cresceram muito durante o ano passado e serem os únicos que incomodaram o domínio da Mercedes no ano. A mudança de regulamento, com os carros mais largos e rápidos, também dá a oportunidade de Adrian Newey, considerado o melhor projetista da F-1, criar algo diferente.

Perguntado recentemente sobre o carro, o consultor Helmut Marko deu sua definição. "Você quer saber como é o carro? Sexy e agressivo.”

"É um carro de aparência agressiva, e os dados e informações que temos estão bons. Mas, você sabe, em nosso simulador somos o único carro, então somente quando formos para o primeiro teste vamos ver como os outros estarão. Temos certeza de que teremos um chassi muito bom. A Renault prometeu mais potência do que no ano passado para o início da temporada e outra atualização de motor em Barcelona, por isso devemos estar mais próximos da Mercedes."

Perguntado sobre o que tinha faltado desde o fim da temporada, Verstappen disse: "Ultrapassar. Não ultrapassei muito nos últimos três meses. Quero voltar a ultrapassar, mas não muito, porque quero estar mais à frente no grid".

Já Ricciardo disse querer "dar as respostas na pista" sobre as possibilidades da equipe, mas colocou como meta "estar mais vezes no lugar mais alto do pódio, e espero que sejam várias vezes para que eu possa disputar o título."

Haas lança seu carro

Outra equipe que revelou oficialmente as primeiras imagens do carro para a temporada 2017 foi a norte-americana Haas, que faz seu segundo ano na F-1. O time, que manteve Romain Grosjean e contratou Kevin Magnussen, já colocou o carro na pista, no sábado, em Montmeló.

O chefe Guenther Steiner afirmou que o VF-17 é totalmente diferente do antecessor. "Acho que só o pedal do acelerador é igual". O modelo chamou a atenção pelo detalhamento técnico, especialmente na região das entradas de ar do radiador, que guarda semelhanças com a Ferrari, que é parceira técnica da Haas.

Os testes coletivos da Fórmula 1 terão duas baterias de quatro dias, começando nesta segunda-feira e terminando na semana que vem. A primeira prova do calendário será disputada em Melbourne, na Austrália, dia 26 de março.

Fórmula 1