Topo

Fórmula 1

Ferrari fez "um trabalho fantástico", diz Raikkonen após testar carro novo

Ferrari
Imagem: Ferrari

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 12h14

Coube a Kimi Raikkonen dar as primeiras voltas no SF70H, carro com o qual a Ferrari pretende se redimir de um campeonato que deixou a desejar em 2016, ficando em terceiro lugar e sem conquistar nenhuma vitória. E o finlandês gostou de suas impressões iniciais, mesmo não tendo podido forçar tanto quanto gostaria.

"Gostei de andar com esse carro. Obviamente, é muito diferente do carro do ano passado devido às mudanças de regulamento. A equipe fez um trabalho fantástico com esse carro, em cada pequeno detalhe. Mas foram apenas algumas voltas, não pudemos forçar tudo."

De fato, o modelo da Ferrari chamou a atenção por várias apostas agressivas. O SF70-H possui dois pontos que já foram vistos em outros modelos revelados até aqui: a volta da barbatana de tubarão, que ajuda a reduzir o ar turbulento na asa traseira - que está mais baixa respeitando as regras que estreiam neste ano - e o bico, também explorando ao máximo as medidas previstas pelo regulamento, com a última porção mais fina.

Porém, o que chamou a atenção foi a solução extrema usada para a chamada região dos sidepods, nas entradas de ar dos radiadores. Este tem sido um dos principais focos de detalhamento aerodinâmico por parte dos engenheiros. Outro ponto que demonstra ousadia é justamente a forma da barbatana, que acaba com uma espécie de segunda asa em T, algo semelhante com o que a própria Mercedes testou na quinta-feira em Silverstone, após lançar seu carro.

Raikkonen, contudo, preferiu não fazer previsões sobre o rendimento do carro. "Os primeiros sinais são bons, mas veremos como será nos testes de Barcelona", disse o finlandês, referindo-se às primeiras sessões coletivas, que começam na próxima segunda-feira.

Seu companheiro, Sebastian Vettel, também chegou a andar com o novo carro, mas seu teste foi bastante comprometido pela chuva que caiu em Fiorano na parte da tarde.

Fórmula 1