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Renault aposta em Hulk e carro agressivo para sair do meio do pelotão

Reprodução/Renault
Imagem: Reprodução/Renault

Do UOL, em São Paulo

21/02/2017 12h07

A Renault foi a segunda equipe da Fórmula 1 a mostrar seu carro para a temporada 2017, junto de sua nova aposta, Nico Hulkenberg, piloto que já esteve na mira de grandes times mas nunca teve uma chance em equipe grande. E essa é justamente a missão do time francês, que conquistou títulos em 2005 e 2006: voltar a figurar entre os mais vencedores da categoria em um futuro próximo. No lançamento do modelo RS17 o objetivo para este campeonato foi traçado: pular do oitavo para o quinto lugar no mundial de construtores.

A missão não é das mais fáceis, uma vez que a equipe de Enstone, que correu como Lotus até o final de 2015, ainda passa por uma reestruturação após a fabricante francesa ter comprado a estrutura de volta e, ano passado, fez apenas oito pontos. A troca de comando que surpreendeu no início do ano, com a saída do experiente Frederic Vasseur devido a problemas de relacionamento com o diretor administrativo Cyril Abiteboul, também não ajuda. 

Porém, os primeiros sinais do projeto ambicioso começaram a aparecer com a revelação do novo carro. "Este é o primeiro carro de verdade da Renault na F-1 na era moderna", se empolgou o chefe técnico, Bob Bell. "Tivemos tempo e dinheiro para desenvolver esse projeto e não há nada nele que seja igual ao carro de 2016, então foi algo que nasceu de uma folha em branco e estamos muito encorajados pelas informações que já temos dele."

Mesmo com todo otimismo, a Renault sabe que ainda deve ficar devendo para times como Mercedes, Ferrari e Red Bull e espera brigar com McLaren, Force India e Williams.

"Vamos ser sinceros: todos esperamos que os grandes times continuem sendo grandes. Mas uma mudança de regulamento como a que teremos em 2017 aumenta a possibilidade de outras equipes ganharem terreno", apontou Abiteboul durante o lançamento do carro, em Londres, na Inglaterra.

Renault F1 2 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Renault F1 1 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Além da barbatana de tubarão, que já apareceu no carro da Sauber, lançado na segunda-feira, o RS17 chamou atenção pelas entradas de ar laterais bastante amplas e pelo assoalho bastante trabalhado.

Apresentado como conselheiro do time, o tetracampeão Alain Prost salientou o visual agressivo do carro. "Parece um carro dos velhos tempos, com esses pneus largos, e espero que esse novo regulamento possa atrair novos fãs e também trazer de volta os antigos."

Outra fonte de esperança da Renault é seu motor. Após começar a era dos V6 turbo híbridos devendo bastante para Ferrari e, principalmente, Mercedes, os franceses conseguiram uma grande evolução especialmente ano passado e prometem crescer ainda mais agora que o regulamento prevê menos restrições ao desenvolvimento. Até mesmo a cliente Red Bull vem elogiando o trabalho realizado: o chefe Christian Horner disse recentemente que a Renault "teve uma grande pré-temporada". Apesar do novo regulamento focar em mudanças aerodinâmicas para tornar os carros mais velozes, a potência ainda será fundamental justamente pelo aumento do arrasto causado pela maior geração de downforce.

Entre os pilotos, Hulkenberg chega com fama de rápido, mas ainda sem ter conquistado um pódio sequer em 110 GPs disputados. O alemão de 29 anos, que assinou por uma temporada, vindo da Force India, será companheiro de Jolyon Palmer, que faz sua segunda temporada na Fórmula 1 após um ano de estreia em que se envolveu em vários incidentes, mas no qual demonstrou evolução na parte final.

Após o lançamento, o carro vai para a pista oficialmente pela primeira vez na próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, quando começam os testes coletivos da pré-temporada, na Espanha. A primeira etapa do campeonato será dia 26 de março, na Austrália.

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