Topo

Fórmula 1

"Alonso é mais rápido do que Senna", diz engenheiro que trabalhou com ambos

Fernando Alonso, da McLaren, no paddock do Bahrein - Clive Mason/Getty Images
Fernando Alonso, da McLaren, no paddock do Bahrein Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/02/2017 19h14

O engenheiro britânico Pat Symonds, 63, colocou mais lenha em uma das polêmicas mais recorrentes no mundo da Fórmula 1: quem é o melhor entre pilotos de diferentes épocas. Segundo ele, que trabalhou com Ayrton Senna (na Toleman), Michael Schumacher (na Benetton) e Fernando Alonso (na Renault), o brasileiro era o mais lento dos três.

A comparação surgiu em uma entrevista de Symonds ao jornal espanhol “AS”. Questionado sobre Alonso, o engenheiro enalteceu a autoestima e a postura confiante do piloto da McLaren, que tem 35 anos e dois títulos mundiais (2005 e 2006, ambos pela Renault).

“Fernando é incrivelmente competitivo. Tem a autoestima tão alta quanto Ayrton ou Michael. Eles sabem que são os melhores e se comportam assim. Fernando é um grande piloto – não tão rápido quanto Michael, talvez, mas muito rápido”, avaliou Symonds.

“Diria que o Michael foi o mais rápido. Depois o Fernando, e finalmente o Ayrton. Alonso era mais rápido do que Senna”, completou.

Em contrapartida, Symonds enalteceu a capacidade que Senna tinha de entender o carro e as necessidades de uma corrida: “Trabalhamos juntos em 1984, e em 1984 não havia telemetria. Ele podia dizer a temperatura da água, as rotações do motor em cada curva. Outros não sabiam fazer isso nem na reta. Fernando, se o carro não estivesse no ponto, não dava tudo”.

Fórmula 1