Fittipaldi é embaixador em programa da FIA que pede redução de velocidade
Emerson Fittipaldi foi escolhido pelo prefeito de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB), como protagonista de uma iniciativa de segurança no trânsito da cidade. Segundo a proposta, o bicampeão de Fórmula 1 (1972 e 1974) dará voz a uma campanha de divulgação das novas velocidades nas marginais da capital paulista.
As novidades seriam implantadas a partir da próxima quarta-feira (25), data de aniversário do município. Nas pistas expressas das marginais, os limites subiriam de 70km/h para 90 km/h; nas centrais, de 60 km/h para 70 km/h; e nas locais, de 50 km/h para 60 km/h. A única exceção é faixa mais à direita, que permanece a 50 km/h. Mas a mudança está interrompida, após uma decisão da Justiça (ver abaixo).
A presença no programa de Doria vai na contramão da participação de Fittipaldi em um programa da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Lançado em 2011, o FIA Action for Road Safety prega internacionalmente a segurança no trânsito, com medidas que incluem a redução de velocidade em grandes cidades.
“Desde seu lançamento em 2011, a campanha FIA Action for Road Safety tem sido entusiasticamente festejada pela comunidade do automobilismo e por figuras conhecidas, incluindo Sebastian Vettel, Emerson Fittipaldi, Michael Schumacher, Sébastien Loeb, Yvan Muller e Monisha Kaltenborn, que têm firmemente dado apoio à mensagem (…)”, diz texto publicado pela própria FIA em seu site oficial.
Segundo a campanha, “uma redução de 5% da velocidade média diminuiria o número de acidentes fatais em 30%”. A FIA ainda defende medidas contra o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos motoristas e a favor do uso de equipamentos de segurança (capacete e cinto de segurança).
Em agosto de 2012, Emerson participou de um encontro com a então presidente da República, Dilma Rousseff, para divulgar a iniciativa que pode reduzir os acidentes fatais. Compareceram também ao evento o presidente da FIA, Jean Todt, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. “O Brasil está comprometido a esta ação para proteger vidas e reduzir acidentes de trânsito”, disse Dilma na ocasião.
Justiça barra aumento de velocidade
No fim da tarde sexta-feira, a Justiça de São Paulo proferiu liminar que impedia a Prefeitura de promover o aumento de velocidades máximas nas marginais A ação foi movida pela associação Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) e questionava a ausência de critérios técnicos da Prefeitura para sustentar a medida.
Em outubro, após ser eleito, Doria admitia que o aumento da velocidade poderia ser restrito às marginais. Para o político tucano, a readequação das velocidades não afetariam a principal causa de acidentes de trânsito – segundo ele, o uso de celulares ao volante.
“Vamos manter e estudar caso a caso. Não sou contra redução de velocidade. Ela é construtiva, mas é preciso olhar. Por isso, nas marginais, tomamos essa decisão com base técnica", disse Doria em entrevista à Rede Bandeirantes. “O maior fator gerador de acidente é o uso de celular ao dirigir”, completou.
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