Topo

Fórmula 1

Emerson Fittipaldi dá voz à campanha de aumento de velocidade em São Paulo

Rodrigo Capote/UOL
Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Adriano Wilkson e Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 16h14Atualizada em 20/01/2017 19h54

Bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi dá voz a uma campanha da Prefeitura de São Paulo para divulgar o aumento de velocidade nas Marginais Tietê e Pinheiros.  A mudança no limite, promessa de campanha do prefeito João Doria (PSDB) passará a valer a partir da próxima quarta-feira (25).

A participação de Fittipaldi na campanha foi publicada pelo Estado de S.Paulo e confirmada pelo UOL Esporte. A reportagem apurou que Fittipaldi foi procurado por Doria por causa da amizade existente entre eles e aceitou fazer a gravação diretamente dos Estados Unidos onde vive atualmente.

"Nas minhas corridas, a segurança sempre esteve em primeiro lugar.  A partir de 25 de janeiro, as velocidades nas marginais serão readequadas. Faça como eu: não use celular dirigindo, respeite o motociclista, o ciclista e o pedestre. Respeite a sinalização. Nas pistas ou no trânsito, quem tem que estar na frente é a vida. Trânsito bom é trânsito seguro", diz o ex-piloto na peça publicitária.

Nas pistas expressas, os limites vão subir de 70km/h para 90 km/h; nas centrais, de 60 km/h para 70 km/h; e nas locais, de 50 km/h para 60 km/h. A única exceção se dará na faixa mais à direita, que permanecerá a 50 km/h.

Há alguns anos, Fittipaldi participou de uma campanha da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre segurança nas estradas.

No fim da tarde sexta-feira, a Justiça de São Paulo proferiu liminar que impede a Prefeitura de promover o aumento de velocidades máximas nas marginais  A ação foi movida pela associação Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo e questionava a ausência de critérios técnicos da Prefeitura para sustentar a medida.

Fórmula 1