Topo

Fórmula 1

Equipe que interessa a Nasr pode estampar marca de fast food em 2017

Do UOL, em São Paulo

14/12/2016 10h31

A Manor, última colocada do campeonato de construtores da Fórmula 1 neste ano, pode ter encontrado um novo dono que vai assumir o time a partir da próxima temporada - e estampar a marca de uma cadeia de fast food em seus carros.

Não é segredo que o investidor Stephen Fitzpatrick, que salvou o time de entrar com um pedido de falência no final do ano passado, procurava novos donos, cansado de gastar parte de sua fortuna obtida no ramo de energia. E, depois de negociações que se arrastaram por meses, o dinheiro teria vindo de um grupo asiático, que já tem forte presença na GP2, estampando a marca da cadeia de fast food especializada em pratos à base de frango frito KFC.

Os novos investidores estão sendo representados por um nome conhecido na Fórmula 1, Tavo Hellmund, responsável pelo retorno do GP dos Estados Unidos em Austin e pela volta do GP do México.

Os donos donos, contudo, têm uma série de desafios pela frente. A Manor, única das três equipes que estrearam em 2010 a continuar no grid, caiu do décimo para o 11º lugar no campeonato na penúltima etapa - devido aos dois pontos marcados por Felipe Nasr no GP do Brasil - e isso representa mais de 40 milhões de dólares a menos no orçamento. Além disso, caso a tendência dos dois pilotos com ligação com a Mercedes - Esteban Ocon, já contratado pela Force India, e Pascal Wehrlein, que tem chances de ocupar a vaga de Nico Rosberg no time principal - saírem, a equipe deve perder o desconto generoso no fornecimento de motores. Isso, em um ano em que há uma drástica mudança de regulamento, o que já aumentaria os gastos.

Em seu favor, o time tem um bom grupo de engenheiros, todos com passagens por equipes grandes, como Dave Ryan, Pat Fry e Nicolas Tomazis. Porém, vai precisar que seus pilotos tragam investimento.

A opção do time seria por um piloto mais experiente e outro novato. A Manor tem duas das três vagas ainda abertas no grid, e estão na disputa pilotos como Esteban Gutierrez, Felipe Nasr, Pastor Maldonado - que afirmou recentemente estar trabalhando para voltar à F-1. O indonésio Rio Haryanto também tenta retornar. 

Fórmula 1