Topo

Fórmula 1

Estreante explica por que escolheu número que ninguém quis na Fórmula 1

MOHAMMED AL-SHAIKH/AFP
Imagem: MOHAMMED AL-SHAIKH/AFP

Do UOL em São Paulo

13/12/2016 12h06

Desde 2014, os pilotos da Fórmula 1 podem escolher os números de seus carros, que continuarão com eles pelo resto de suas carreiras na categoria e que fazem parte importante de sua identidade visual. Em um mundo tão competitivo, contudo, um número vinha sendo evitado por todos, até que o estreante da McLaren, Stoffel Vandoorne, decidiu optar por ser o 2.

Em um esporte em que ninguém quer ser o segundo piloto e no qual a máxima do “segundo é o primeiro dos perdedores” é levada a sério, chega a surpreender a escolha do belga. Mas Vandoorne, que chega badalado pelo título fácil conquistado na GP2 em 2015 e por ter pontuado logo na única prova que fez na Fórmula 1, substituindo seu hoje companheiro Fernando Alonso no GP do Bahrein desde ano, explicou o porquê da escolha.

“Optei pelo número dois porque foi aquele que me deram quando comecei a correr em carros de fórmula - na Fórmula 4 Eurocup 1.6, em 2010”, relembrou o belga. “Não escolhi o número naquela oportunidade, eles simplesmente me deram, mas foi um bom ano - ganhei muitas corridas e fiz vários pódios, então as lembranças são positivas.”

Curiosamente, o número 2 de Vandoorne será o primeiro do grid, uma vez que, desde que a nova regra foi implementada, só um piloto optou por 'vestir' o número 1: Sebastian Vettel, em 2014. Nos últimos dois anos, Lewis Hamilton escolheu manter o 44, que tem inclusive tatuado no pescoço. Atual detentor do título, Nico Rosberg decidiu se aposentar.

Fórmula 1