Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 divulga calendário sem confirmar Brasil e com Alemanha fora

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 11h32

A segunda versão do calendário da Fórmula 1 para 2017 foi divulgado nesta terça-feira e ainda precisa de ratificação no decorrer desta semana, mas tem algumas alterações importantes em relação à primeira versão, com várias corridas com as datas modificadas. O GP do Brasil, contudo, que apareceu como "a ser confirmado" na versão inicial, ainda segue sem garantia de que será realizado no próximo ano.

No caso da Alemanha, mesmo com a coroação, no último final de semana, em Abu Dhabi, de um novo campeão do país, Nico Rosberg, a prova foi retirada do calendário. Com problemas financeiros de Nurburgring e a impossibilidade de Hockenhiem sediar provas todos os anos, será a segunda vez em três temporadas que o país com maior número de títulos na categoria fica de fora do calendário.

A terceira prova que ainda não estava confirmada na primeira versão, no Canadá, foi assegurada, depois que o prefeito de Montreal garantiu que as reformas acertadas em contrato serão feitas em 2018, além do impulso que a prova ganhou com a estreia do piloto da casa Lance Stroll ano que vem.

A segunda versão do calendário teve algumas alterações, muito em função do cancelamento da Alemanha: o GP da Europa será uma semana após do previsto, abrindo duas semanas de diferença para a prova do Canadá e evitando um choque com as 24h de Le Mans. O GP da Grã-Bretanha também será uma semana após o previsto, assim como o da Hungria, alterações que evitaram buracos muito grandes no campeonato com a saída dos alemães.

Outra alteração já era prevista, com o GP da Malásia invertendo de posição com de Cingapura. Como os profissionais da F-1 permanecem no fuso horário europeu para a prova noturna de Marina Bay, seria um grande desafio fazer a corrida no domingo e começar a preparar os carros dois a três dias depois, já no fuso japonês.

Mais para o final do calendário, a prova do México foi adiantada. Este é um indicativo importante de que o Brasil pode fazer parte do calendário, pois, na versão anterior, o cancelamento da prova de Interlagos geraria um buraco de dois finais de semanas na temporada. Agora, a diferença seria de três, o que seria bastante incomum para a categoria. 

Confira o calendário de 2017 da F-1

26.03 Austrália, Melbourne
09.04 China, Xangai
16.04 Bahrein, Sakhir
30.04 Rússia, Sochi
14.05 Espanha, Barcelona
28.05 Mônaco, Monte Carlo
11.06 Canadá, Montreal
25.06 Europa, Baku
09.07 Áustria, Red Bull ring
16.07 Grã-Bretanha, Silverstone
30.07 Hungria, Hungaroring
27.08 Bélgica, Spa
03.09 Itália, Monza
17.09 Singapura, Marina Bay
01.10 Malásia, Sepang
08.10 Japão, Suzuka
22.10 EUA, Austin
29.10 México, Cidade do México
12.11 Brasil, Interlagos *
26.11 Abu Dhabi, Yas Marina

Fórmula 1