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Decisão da F1 tem estratégia diferente e 'jogo da adivinhação' em Abu Dhabi

Lars Baron/Getty Images
Imagem: Lars Baron/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Abu Dhabi

27/11/2016 07h59

Uma corrida sem surpresas é tudo o que Nico Rosberg quer para garantir seu primeiro título na Fórmula 1 neste domingo, no GP de Abu Dhabi. O alemão, que larga em segundo, só precisa chegar no pódio para ser campeão, independentemente do resultado de Lewis Hamilton, que fez a pole position.

“Claro que faz sentido para mim continuar o que tenho feito até aqui porque isso me trouxe até aqui, lutando pelo campeonato. Vou tentar vencer a corrida, mas não será fácil porque não há um plano B com os pneus em termos de estratégia, mas a largada é sempre uma alternativa”, garantiu Rosberg.

Hamilton, por sua vez, não quis dar pistas de qual será sua estratégia para vencer. “Só vou focar na minha corrida”, limitou-se a dizer. 
Em termos de estratégia, a Mercedes indica que ambos terão o mesmo cenário. “O objetivo é interferir o mínimo possível no campeonato, mas será uma prova delicada com a Red Bull com uma estratégia diferente e a Ferrari com um bom ritmo”, definiu o chefe Toto Wolff.

A tal tática distinta à qual o dirigente se refere é o fato de tanto Daniel Ricciardo, que se classificou em terceiro, quanto Max Verstappen, sexto no grid, largarem com os pneus supermacios. O restante dos pilotos do top 10 começam a prova com os ultramacios, mais rápidos e menos resistentes. “Esperávamos que eles fizessem isso com apenas um dos carros, mas acho que eles viram que não tinham ritmo para lutar pela vitória se fizessem a mesma estratégia e tentaram algo diferente.”

Os rivais se mostraram céticos em relação à tentativa de Ricciardo e Verstappen. “Não é a melhor estratégia porque o supermacio não dura muitas voltas a mais que os ultramacios”, explicou Wolff.

A tática da Red Bull também interessa à Ferrari, que tem um ritmo melhor neste final de semana. “Será interessante. Talvez eles fiquem vulneráveis na primeira volta, então vamos tentar capitalizar”, disse Sebastian Vettel, quinto no grid.

Para Felipe Massa, que larga em décimo, a durabilidade dos ultramacios dependerá das condições de pista. “Pode ser que dure umas 10 voltas se estiver mais frio e quem conseguir fazer durar mais pode fazer só uma parada”, explicou o brasileiro.

Mudança da pista
A corrida deste domingo também colocará à prova quem fez o melhor ‘jogo de adivinhação’ e conseguiu prever quais serão as condições de pista durante uma prova que começa ao entardecer e termina à noite, com queda brusca da temperatura do asfalto, fundamental para o funcionamento dos pneus.

Como apenas um dos treinos livres é disputado no mesmo horário da largada, às 17h em Abu Dhabi, as equipes têm pouco tempo para preparar o carro. “Os treinos à tarde são uma perda de tempo”, reconheceu Raikkonen, quarto no grid.

“Você trabalha em função da temperatura da corrida, então nos treinos livres o carro está até agressivo demais. Se a corrida fosse à tarde, teríamos um carro bem menos agressivo na frente e melhor atrás porque a tendência é sair de traseira. Mas à noite tudo funciona diferente. Então trabalhamos com um carro muito traseiro para o dia, mas à noite funciona”, explicou Massa.

A largada do GP de Abu Dhabi será às 11h pelo horário de Brasília.

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