Topo

Fórmula 1

As 14 temporadas na F-1 deixaram suas marcas em Massa. No corpo

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Abu Dhabi

27/11/2016 06h00

Olhando de fora, nem parece que pilotar um Fórmula 1 exige muito do físico do piloto. Porém, depois de 14 temporadas na categoria, Felipe Massa revelou que as dores causadas pelo tipo de esforço dentro do carro se tornaram uma constante para ele.

Em entrevista exclusiva para o UOL Esporte, Massa afirmou que as dores lhe acompanham diariamente, especialmente nas costas. E são bastante específicas dos pilotos da Fórmula 1: nos músculos que ajudam na sustentação do pescoço e na lombar, que sofre devido à posição em que eles ficam no carro, praticamente deitados e em assentos bastante rígidos, uma vez que qualquer tipo de revestimento geraria mais peso.

“Tenho muitas! Tenho dor nas costas, na lombar e na parte de cima, porque a gente sempre tem que fazer muita força no pescoço. Não é tão fácil ser piloto de Fórmula 1, tenho bastante dor no corpo”, contou o brasileiro, que faz sua 250ª e última prova na categoria neste domingo em Abu Dhabi, com largada às 11h pelo horário de Brasília.

“A lombar é exatamente onde eu sinto minha dor. Todo dia eu sinto dor em algum lugar. Você acaba acostumando e vai fazendo trabalho de fisioterapia. Mas mesmo assim ela continua lá. E, com a idade, vai piorando.”

Os problemas na região lombar não são exclusividade de Massa, sendo comuns a pilotos com mais temporadas disputadas. Kimi Raikkonen, inclusive, chegou a ter de passar por uma cirurgia na região no final da temporada de 2013, perdendo as últimas etapas do ano.

Fórmula 1