Topo

Fórmula 1

O 'disciplinado' x a 'estrela global': os números da luta pelo título da F1

Lars Baron/Getty Images
Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/11/2016 06h00

Um diz que mal pode esperar para voltar para casa após cada GP, de tanta saudade da filha de 1 ano, casou com a namorada de adolescência, gosta de jogar gamão, ouvir U2 e segue os preceitos do budismo. O outro aproveita as folgas entre uma corrida e outra para viajar o mundo com seu jatinho particular e garante que não sabe o que é jet lag, vive cercado de famosos, especialmente do mundo da música, curte a vida de solteiro, gosta de rap e é coberto de tatuagens.

Com vidas e estilos completamente diferentes fora das pistas, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, rivais pelo título da Fórmula 1, vêm travando um duelo bastante igual dentro das pistas: após 19 corridas disputadas, Rosberg tem 9 vitórias e 14 pódios, contra 8 triunfos e 15 resultados entre os três primeiros do companheiro. Com duas etapas para o final, o alemão tem 19 pontos de vantagem e depende apenas de si para ser campeão.

Na corrida deste final de semana em Interlagos, Nico precisa fazer pelo menos seis pontos a mais que Lewis para ser campeão com uma etapa de antecipação.

Rosberg e Hamilton se conhecem de longa data: foram companheiros de equipe no projeto da McLaren-Mercedes nos tempos de kart, quando ainda eram adolescentes. E desde aquela época era o inglês quem tinha ligeira vantagem.

A tendência foi a mesma quando os dois se reuniram novamente, desta vez na equipe Mercedes na F-1, em 2013. De lá para cá, são 37 vitórias para Lewis, que conquistou dois títulos no período, e 22 para Nico. Nos pódios, o inglês ficou entre os três primeiros em 53 oportunidades de 2013 para cá, e o alemão, 48.

Neste ano, porém, Rosberg tem conseguido igualar mais a disputa. Para o chefe Toto Wolff, foi a disciplina do alemão que o fez melhorar seu rendimento em relação ao companheiro, o mais vitorioso do atual gris. “Ele nem lê algum artigo de jornal que acredita ser ruim para ele. Ele se esconde de tudo o que pode o distrair”, revelou.

“Ele não corre com o coração porque ele é muito disciplinado. Nem seu consigo enxergar o Nico de verdade sempre, e acho que ninguém consegue. Esse escudo o protege.”

Hamilton, por sua vez, é tido pelo chefe como “uma estrela global e um indivíduo excepcional em todos os aspectos.” E, no que depender da opinião de Wolff, o inglês tem todos os motivos para lutar até o final pelo quarto título mundial. “Lembra quando Nico venceu sete corridas seguidas [entre o final de 2015 e o início deste ano] e depois foi Lewis quem teve uma sequência de vitórias? Ele é muito forte e precisa do inimigo, às vezes mais do que um. É como ele funciona. Então acho que [a luta pelo título] vai até o fim.”

De fato, nas últimas duas provas, Hamilton não deu chances a Rosberg e vem embalado, No GP do Brasil, neste final de semana, contudo, Nico conquistará o primeiro título caso vença a prova, independentemente do resultado de Lewis, que não pode deixar que a diferença chegue a 25 pontos para levar a decisão para a última corrida, em Abu Dhabi.

As atividades do GP do Brasil começam na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres de 1h30 a partir das 10h e das 14h. No sábado de manhã, às 11h, ocorre o terceiro treino livre, antes da classificação, às 14h. Já a largada será dada às 14h do domingo.

Rosberg é campeão em Interlagos se:
Ganhar a prova
For 2º e Hamilton não chegar acima de 4º
For 3º e Hamilton não chegar acima de 6º
For 4º e Hamilton não chegar acima de 8º
For 5º e Hamilton não chegar acima de 9º
For 6º e Hamilton não chegar acima de 10º

Fórmula 1