Topo

Fórmula 1

Punições para Verstappen e Vettel causam confusão no pódio no México

Vettel herdou terceira posição de Verstappen, mas depois a perdeu para Ricciardo - Henry Romero/Reuters
Vettel herdou terceira posição de Verstappen, mas depois a perdeu para Ricciardo Imagem: Henry Romero/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, na Cidade do México (MEX)

30/10/2016 19h23

A cerimônia do GP do México contou com um momento inusitado devido à punição ‘relâmpago’ sofrida por Max Verstappen, que cruzou a linha de chegada na terceira posição, mas acabou ficando em quinto após ter 5s adicionados ao seu tempo final. O holandês estava se preparando para subir ao pódio quando foi substituído por Sebastian Vettel. O alemão, porém, também foi punido horas depois, e Daniel Ricciardo herdou o terceiro lugar.

A punição a Verstappen foi resultado da disputa nas voltas justamente com Vettel. Pressionado pelo alemão, Verstappen errou a freada da primeira curva, foi reto e ganhou vantagem, deixando o piloto da Ferrari bastante irritado. O tetracampeão chegou a dirigir palavrões ao diretor de prova, Charlie Whiting, antes de cruzar a linha de chegada atrás do piloto da Red Bull.

Diferentemente do que geralmente ocorre com incidentes que ocorrem nas voltas finais, os comissários decidiram punir Verstappen imediatamente após o final da prova. A punição acabou atrasando a cerimônia do pódio, pois Vettel teve de ser avisado de que era o terceiro colocado. Como o companheiro de Verstappen, Daniel Ricciardo, estava próximo dos dois, o holandês caiu de terceiro para quinto.

A Red Bull chegou a instruir Verstappen a devolver a posição a Vettel durante a prova, mas o holandês decidiu ignorar a ordem.

“Não tenho nada mais a dizer. É claro. Eu estava mais rápido, coloquei um pouco de pressão nele e ele errou. Estava claro que ele tinha que sair da frente e ele não saiu. Me disseram que falaram via rádio para ele me dar a posição e ele ignorou. Você entende, no calor do momento. Eu só tentei me acalmar e fazer minha corrida”, disse o alemão.

O terceiro lugar de Vettel, porém, não durou muito. Horas depois do término da prova, a organização anunciou que o piloto da Ferrari foi punido em 10 segundos por mudar de direção durante uma freada em disputa de posições com Ricciardo. Desta forma, o alemão caiu para o quinto lugar, e Ricciardo - que cruzou a linha de chegada em quinto - acabou com o terceiro lugar na classificação, graças às punições para Vettel e Verstappen.

Fórmula 1