Topo

Fórmula 1

Com apenas 19 anos, Max Verstappen já mudou duas regras na Fórmula 1

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

25/10/2016 06h00

Que o holandês Max Verstappen chegou chegando na Fórmula 1 não é novidade, mas chama a atenção o fato do piloto, que acaba de completar 19 anos, já ter causado a implementação de duas regras na categoria.

A primeira delas foi antes mesmo da estreia, em 2015. Como Verstappen foi anunciado quando ainda tinha 16 anos - e faria sua primeira corrida com 17, tornando-se o mais jovem da história a correr na categoria - a Federação Internacional de Automobilismo decidiu criar duas medidas para impedir que pilotos tão jovens fossem contratados. Assim, as regras que entraram em vigor em 2015 determinam que os estreantes devam ter pelo menos 18 anos completos e uma certa quantia de pontos, de acordo com os resultados em categorias de base.

A segunda regra provocada por Verstappen foi criada no último final de semana, durante o GP dos Estados Unidos, após grande pressão dos demais pilotos, descontentes com a maneira como o holandês se defendia nas lutas por posição. Apesar de não estar escrito no texto das regras, as mudanças de direção após o ponto de freada nas curvas, prática corriqueira do piloto da Red Bull, eram vistas como perigosas pelos colegas.

A FIA, então, decidiu dar ouvido aos pilotos e mudou o texto da regra. A partir de agora, “qualquer mudança de direção na freada que resulte em outro piloto tendo de agir para evitar o contato será considerada anormal e potencialmente perigosa para outros pilotos. Qualquer manobra como essa será reportada aos comissários.”

O holandês, contudo, não se convenceu com a decisão - e disse saber por qual motivo os rivais quiseram proibir sua maneira de se defender. “No final das contas todos pensam em si. E alguns pensam ‘eu queria ter feito isso!’ Mas acho que eles queriam uma regra para fazer com que seja mais fácil me ultrapassar.”

Perguntado sobre como vai se comportar a partir de agora, o holandês disse não saber. “Se não posso mais bloquear, o piloto que está atacando tem uma vantagem porque pode se posicionar melhor. Temos de esperar para ver o que vai acontecer.”

Fórmula 1