Topo

Fórmula 1

Tem piloto da F1 que parece estar na categoria do desespero, dispara Button

Reprodução/Clive Mason/Getty Images
Imagem: Reprodução/Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

28/06/2016 06h00

Piloto mais experiente do grid atual da Fórmula 1, Jenson Button se aproxima da marca de 300 largadas na categoria, algo que só foi conseguido até hoje por outros dois pilotos, Rubens Barrichello e Michael Schumacher. Além de dos dois, o inglês acabou se encontrando nas pistas com pilotos de gerações diferentes, desde Mika Hakkinen no início de carreira, passando por disputas com Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel até chegar à geração mais atual, de Daniel Ricciardo, Max Verstappen e outros.

Para o campeão de 2009, que completa 300 largadas em setembro, na Malásia, os pilotos do atual grid deixam muito a desejar em relação à maneira como disputam posição.

“Sinto que há muitos pilotos que precisariam ter aprendido mais do que aprendem antes de chegar na F-1”, disse Button em entrevista ao UOL Esporte. “Eles são muito erráticos. É como assistir a uma fórmula menor de desespero. Eles erram muito.”

Para Button, tal comportamento indica que os pilotos estão chegando imaturos demais à principal categoria do automobilismo.

“Esse tipo de comportamento já deveria ter acabado quando um piloto chega na F-1. Nesse momento da carreira, você já deveria ser inteligente o suficiente para saber o que precisa fazer com o carro, a maneira como você disputa posições.”

O inglês de 36 anos sugere que seus pares aprendam com o heptacampeão Schumacher, para ele um exemplo de piloto ao mesmo tempo agressivo e inteligente.

Esses pilotos novos precisam assistir mais corridas do Michael porque ele era duro, sempre transparecia como um piloto que disputava de maneira muito dura, mas também era muito correto na maneira como disputava.”  

Button pode estar fazendo seu último ano na Fórmula 1. O britânico não tem contrato para o ano que vem e acredita-se que sua permanência na McLaren seja muito difícil caso o time não encontre uma vaga para Stoffel Vandoorne, campeão da GP2 e contratado da equipe. O piloto estaria apostando suas fichas na Williams, cuja chefe, Claire Williams, disse recentemente que “pode ou não pode” estar negociando com o compatriota.

Fórmula 1