Topo

Fórmula 1

Mesmo longe do pódio, Williams levou dois 'títulos' no Azerbaijão

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

20/06/2016 12h15

A Williams não teve o desempenho que esperava no GP da Europa, disputado no Azerbaijão no último domingo, mas acabou conquistando duas marcas impressionantes no final de semana em Baku: o time registrou a maior velocidade máxima da história e igualou o melhor pit stop de que se tem registro.

A primeira marca foi obtida por Valtteri Bottas ainda na classificação. Os 378km/h atingidos pelo finlandês são a maior velocidade já registrada em uma sessão oficial na história da categoria, algo obtido com uma combinação do cerca de 1000cv do motor Mercedes, somados ao efeito da asa traseira móvel, de um carro que produz pouco arrasto aerodinâmico e do vácuo, que foi muito importante em Baku.

Já a segunda marca foi conquistada no pit stop de Felipe Massa durante a corrida: o carro do brasileiro ficou parado por apenas 1s92 para trocar as quatro todas. Isso iguala o recorde obtido pela Red Bull no GP dos EUA de 2013.

Os pitstops da Williams, inclusive, têm sido o maior destaque do time neste ano, depois de terem sido um dos pontos mais fracos do time em 2015. Após fazer ajustes especialmente em seus equipamentos, a equipe conseguiu ser a mais rápida em todas as oito etapas disputadas até aqui.

No resultado final da corrida, contudo, Bottas pagou caro por uma classificação ruim e foi o sexto, enquanto Massa não se entendeu com os pneus e não passou do 10º lugar.

Fórmula 1