Topo

Fórmula 1

F-1 'passa em branco' em pista perigosa e Vettel vê qualidade dos pilotos

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

19/06/2016 12h25

Os muros do veloz e apertado circuito de rua de Baku saíram intactos na primeira edição do GP da Europa disputado no local. Isso, mesmo com a expectativa de uma corrida muito acidentada depois de várias batidas nos treinos livres e até na classificação, quando o tricampeão Lewis Hamilton ficou no muro.

Para Sebastian Vettel, isso só mostra a qualidade do pelotão da atual Fórmula 1. “Em alguns lugares da pista, você precisa atacar de maneira muito agressiva as zebras. Acho que muita gente perdeu dinheiro hoje porque apostou em um Safety Car. Mas isso só mostra a alta qualidade dos pilotos”, avaliou o tetracampeão.

“Na verdade, eu esperava alguns Safety Cars, mas é um circuito muito bom, muito rápido. Chegando aqui, eu não sabia o que esperar, mas acho que a pista é muito boa. É preciso ter coragem para andar aqui, digamos, as curvas são bem rápidas e outras são muito apertadas.”

Depois de ter batido na terceira sessão de treinos livres e de ter perdido cinco posições no grid de largada, Sergio Perez também se mostrou surpreso com a falta de ação na pista. “É incrível que não tenhamos tido nenhum SC porque é muito fácil cometer um erro neste circuito.”

O mexicano, que fez uma grande prova e pulou de sétimo no grid para terceiro na corrida, fazendo algumas ultrapassagens durante o GP, incluindo Kimi Raikkonen, na volta final, salientou que não era tão fácil quanto o esperado se aproximar dos carros que vinham à frente.

“Achava que seria mais fácil ultrapassar, era muito difícil. Quando estava atrás de Kimi, não conseguia me aproximar o suficiente.”

O vencedor Nico Rosberg, por sua vez, acredita que o fato dos pilotos estarem mais familiarizados com a pista depois dos treinos livres e da classificação - além de terem visto duas provas bastante acidentadas na categoria de acesso - fez com que todos conseguissem evitar o muro.

“Acho que tem a ver com a experiência. Conseguimos evitar os incidentes e também assistimos à corrida da GP2, que teve muitas confusões, e aprendemos um pouco com o que aconteceu. De qualquer jeito, fiquei muito surpreso.”

Rosberg venceu de ponta a ponta, com Vettel em segundo e Perez em terceiro. Hamilton largou em décimo após o erro na classificação e chegou em quinto. Felipe Massa foi o décimo e Felipe Nasr conquistou uma boa 12ª posição.

Fórmula 1