Topo

Fórmula 1

Versão mais rápida de Mônaco, pista de Baku é aprovada pelos pilotos

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

17/06/2016 13h28

Antes de viajarem ao Azerbaijão, os pilotos não demonstraram muita empolgação com a nova pista de Baku quando fizeram suas simulações em suas equipes. Ao aterrissarem na capital do país, alertaram sobre os pontos perigosos do circuito. Porém, agora que fizeram as primeiras sessões de treinos livres, parece terem mudado de ideia.

“A pista é interessante, tem de tudo: curvas de alta velocidade, bem baixa velocidade, retas longas”, resumiu Felipe Massa. “Não é uma pista tão fácil de aprender, mas é bacana de guiar e temos muito a aprender a cada volta que a gente dá.”

Mas quem se deu melhor com o circuito, que tem trechos bastante apertados, foi Lewis Hamilton, rápido desde as primeiras voltas e líder das duas sessões disputadas na sexta-feira.

“É uma pista parecida com Mônaco em termos de freadas e o quão próximo está o muro, mas a diferença é que você chega muito mais veloz. É uma pista que requer concentração, o que é algo que me agrada”, disse o inglês.

Outro que elogiou o desafio trazido pelo circuito foi o holandês Max Verstappen. “Realmente gostei da pista. As altas velocidades nas retas fazem com que a freada para as curvas seja desafiadora”, explicou.

A reta mencionada pelo piloto da Red Bull é a maior da temporada, com mais de 2km de pé embaixo, foi alvo de brincadeira de Felipe Nasr, outro que aprovou a pista. “Demora tanto para passar que dá até para tomar um sorvete.”

Após as duas sessões de treinos livres disputadas nesta sexta-feira, os carros só voltam à pista no sábado, para a terceira sessão de treinos livres, a partir das das 7h, pelo horário de Brasília. A classificação começa às 10h. A largada, no domingo, também está marcada para as 10h.

Fórmula 1