Topo

Fórmula 1

Baku tem 'lição de casa' para a classificação após furos nos pneus

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

17/06/2016 13h42

A estreia da pista de Baku no calendário da Fórmula 1 teve seus problemas: falhas nas zebras causaram cortes nos pneus de vários pilotos na primeira sessão de treinos livres e acabaram provocando o adiamento da classificação da GP2. Após os comissários trabalharem nas áreas mais problemáticas, o problema parece ter sido controlado, sem outras ocorrências tanto na segunda sessão da F-1, quanto na próxima tomada de tempos da categoria de apoio.

Ainda assim, o UOL Esporte apurou que mudanças serão feitas antes das sessões de sábado, que começam ao meio-dia pelo horário local, com a primeira corrida da GP2. As zebras das curvas 6 e 12 serão totalmente removidas. As das curvas 8 e 16 serão soldadas para evitar novos cortes.

“Muitos carros tiveram furos”, reconheceu Felipe Massa. “É muito difícil entender se é devido à separação que tem na zebra ou se são os parafusos que estão se soltando - provavelmente, são os parafusos. No segundo treino, não ouvi dizer nada de problema nos pneus, então parece que foi solucionado - mas uma zebra ainda estava levantando. Então, sem dúvida, ainda tem muita coisa para eles mexerem na pista até amanhã para deixar tudo de um jeito mais seguro possível.”

A Pirelli, por sua vez, não quis entrar em detalhes sobre o que aconteceu. “Vimos alguns cortes durante a temporada e vimos de novo aqui. Como de costume, avisamos a FIA e eles fizeram uma inspeção na pista.”

Após as duas sessões de treinos livres disputadas nesta sexta-feira, os carros só voltam à pista no sábado, para a terceira sessão de treinos livres, a partir das das 7h, pelo horário de Brasília. A classificação começa às 10h. A largada, no domingo, também está marcada para as 10h.

Fórmula 1