Topo

Fórmula 1

Sem afetação após vencer a 1ª, Verstappen dá receita para lidar com pressão

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

De Monte Carlo (MON)

25/05/2016 10h56

Quem acreditava que Max Verstappen mudaria seu jeito tímido após vencer logo em sua primeira corrida pela Red Bull, na última etapa, na Espanha, se enganou: o holandês de 18 anos manteve a postura no primeiro dia de atividades para o GP de Mônaco e revelou como lida com a pressão de gerar tanta expectativa com o sucesso tão repentino.

“Sempre faço com que a pressão se torne positiva. E o fato de que sempre tendo fazer o meu melhor também tira um pouco da pressão. Não esperava isso, então não fiz nenhuma preparação especial. De repente, me vi em primeiro lugar. Depois, nosso carro estava bom, tinha uma boa tração, então foi só me concentrar em ter uma boa saída da última curva.”

O holandês procurou ficar com a família após o GP da Espanha, mas já percebe o aumento do interesse do público em seu país. Um evento que já estava programado, em Zandvoort, por exemplo, deve atrair cerca de 100 mil pessoas por dia em 4 e 5 de junho.

“Foi muito maluco na Holanda, a primeira vez é sempre especial”, revelou o piloto em entrevista coletiva em Monte Carlo. “De lá para cá só fiquei curtindo com minha família e amigos e não encontrei muitos fãs na rua, mas certamente vai ter mais gente da Holanda nos circuitos.”
Para o GP de Mônaco, o plano do piloto da Red Bull é continuar o trabalho começado na Espanha. “Vou forçar da mesma forma como fiz em Barcelona e verei onde acabo. Aqui é importante você ir construindo sua confiança, então veremos o que vai acontecer.”

O piloto, contudo, não vai contar com a atualização do motor da Renault. Como cada cliente da montadora francesa recebeu uma unidade, a opção da equipe foi dá-lo a Daniel Ricciardo. Verstappen terá a novidade apenas na etapa seguinte, em Montreal. “Me senti muito confortável com o novo motor e estou animado para usar o motor no Canadá, ainda que seja difícil perceber a diferença de dentro do carro.”

Fórmula 1