Topo

Fórmula 1

Com mais de 1.000 peças quebradas em batida, Mercedes corre contra o tempo

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

20/05/2016 09h10

A batida entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na primeira volta do GP da Espanha custou caro para a Mercedes: o time identificou mais de 1000 peças a serem trocadas para a próxima etapa, que será disputada em Mônaco, dia 29 de maio.

O choque entre os pilotos, que disputavam a liderança, fez com que ambos abandonassem a corrida.

“Deu para ver pelo impacto que havia muitos danos e que daria trabalho para nós”, disse o chefe operacional da Mercedes, Rob Thomas, às mídias sociais do time. “Quando os carros voltaram aos boxes, fizemos várias análises, por meio de telefonemas e fotos que nos foram enviadas, e nos mandaram do circuito uma lista de quarentena de peças quebradas, porque nossa maior prioridade e nos certificarmos de que os carros estão seguros.”

Essa lista de quarentena, como explicou o profissional, era de peças com suspeita de quebra. “Nesta lista, estavam 1200 peças, que voltaram para nós quebradas ou precisando de alguns reparos.”

No retorno à fábrica, localizada em Brackley, na Inglaterra, as peças foram testadas do ponto de vista estrutural e separadas entre as que poderiam ser reparadas ou teriam de ser substituídas. Depois, começa o trabalho de solicitar novas peças aos fornecedores ou fabricar novas partes dentro da fábrica. “Nesse caso, o time prioriza a segurança em detrimento da performance”, explica o profissional. “Então damos ênfase a peças como a suspensão. E depois nos atentamos às peças mais voltadas à performance, para fazer com que os carros voltem ao circuito na melhor situação possível.”

No início da semana, os carros ‘novos’ serão enviados a Mônaco, onde a sexta etapa do campeonato começa a ser disputada a partir dos treinos livres de quinta-feira. No dia anterior, contudo, os equipamentos já têm de estar prontos para passarem pela vistoria da FIA.

Fórmula 1