Topo

Fórmula 1

Renault se empolga com atualização que pode dar quase 0s5 à Red Bull

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em Barcelona (ESP)

19/05/2016 06h07

Depois de vencer o GP da Espanha com a Red Bull, a Renault está animada com os resultados obtidos no teste desta semana em Barcelona com a nova especificação do motor, que poderá estrear já na próxima etapa, em Mônaco. Os franceses são os fornecedores que têm mais fichas de desenvolvimento para gastar no desenvolvimento dos motores nesta temporada.

Os dados do teste foram semelhantes aos obtidos na fábrica, de acordo com o diretor técnico da Renault, Bob Bell. “O motor parece estar dando o que nossas simulações mostravam - e ficaríamos surpresos se esse não fosse o caso. Todos os sinais apontam que a atualização está fazendo o que esperávamos”, disse ao Motorsport.com.

Após testar o novo motor em Barcelona, Kevin Magnussen se empolgou. “Honestamente, é bom pilotar com esse motor. A dirigibilidade é melhor do que a do antigo. E temos mais potência. Só não sei qual a diferença porque, para os pilotos, é difícil perceber se você está a 330 ou 333km/h”, disse o dinamarquês.

Ainda que a Renault não confirme os números exatos, espera-se um salto de até 0s4 por volta em pistas convencionais, o que colocaria sua principal cliente, a Red Bull, à frente da Ferrari e mais próxima da Mercedes.

“Esperamos ver vários décimos em termos de melhora. E, para ser honesto, se não fosse desta maneira, não faria muito sentido”, disse Bell.
Apesar do motor já ter sido testado na pista, a Renault ainda não decidiu se vale a pena colocar a novidade na pista na próxima etapa, em Mônaco, uma vez que a pista travada faz com que sejam necessárias adaptações importantes em termos de mapeamento.

“É uma pista em que o motor trabalha em rotações muito baixas e você precisa se certificar de que o motor está bem para fazer isso. Só precisamos nos certificar de que o equipamento está funcionando exatamente da maneira que queremos.”

O plano inicial da montadora era estrear a nova unidade no Canadá, em pista na qual a potência é mais importante.

Fórmula 1