Topo

Fórmula 1

Vettel vê Williams como decepção, e Massa tenta explicar: "não é fácil"

JOSEP LAGO/AFP
Imagem: JOSEP LAGO/AFP

Julianne Cerasoli

De Barcelona (ESP)

19/05/2016 06h00

As previsões do início da temporada apontavam para mais um ano de briga direta entre Ferrari e Williams pelo posto de segunda força no campeonato. Porém, o que tem ficado claro após cinco etapas disputadas no Mundial é que a equipe de Felipe Massa e Valtteri Bottas não apenas perdeu terreno significativo em relação aos italianos, assim como está atrás da Red Bull.

Para Vettel, da Ferrari, essa queda da Williams, que foi terceira colocada nos últimos dois anos, é a grande surpresa da temporada até aqui. "A grande surpresa na pista… depois dos testes tínhamos uma ideia de onde estaríamos em termos de relações de força e isso se confirmou mais ou menos. Talvez a surpresa que a Williams ficou um pouco para trás no começo, e talvez essa tenha sido a grande surpresa", disse o alemão em entrevista concedida em Barcelona.

Massa, por sua vez, reconheceu que a equipe não está tão forte quanto o esperado. Mas também explicou que existe uma grande dificuldade em competir de igual para igual com carros mais fortes, uma vez que a vantagem da unidade de potência da Mercedes em relação aos motores de Ferrari e Renault já não é tão grande quanto antes.

“Não podemos esquecer que estamos lutando com equipes com muito mais potencial do que a gente. É o trabalho que vemos fazendo há muito tempo: tentar melhorar o carro ‘no chão’”, disse o brasileiro, ouvido pelo UOL Esporte, referindo-se ao chassi. “Eles sempre tiveram um carro melhor do que o nosso. A diferença é que agora melhoraram o motor. Então a gente sabe que não é tão fácil evoluir quanto equipes tão fortes como Mercedes, Ferrari e Red Bull - e até mesmo a McLaren. Não é fácil, mas a gente está na luta.”

Fórmula 1