Topo

Fórmula 1

Williams identifica problema que furou pneus e deixa Massa aliviado

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2016 05h45

A Williams acredita que identificou e sanou a falha que causou dois furos de pneus no carro de Felipe Massa durante a primeira sessão de treinos livres do GP da China. O problema limitou o tempo de pista do brasileiro, que fechou o dia em 14º.

De acordo com a equipe, pequenas mudanças no duto de freio causaram cortes nos pneus. “Os aros tiveram essa falha pela maneira como configuramos a parte traseira - mais os dutos de freio na verdade. Não foi fácil descobrir isso, mas conseguimos e consertamos. Depois que vimos o que era, ficou bem fácil resolver. Os dutos eram os mesmos do Bahrein essencialmente, mas houve uma pequena mudança”, explicou o diretor técnico Pat Symonds.

Para Massa, o trabalho da equipe de identificar e resolver o problema totalmente foi importante para o resto do final de semana. “[É difícil] se você não sabe exatamente qual o problema e quando ele pode acontecer, quando o pneu pode estourar. Mas o mais importante é que a equipe descobriu qual era o problema. Confio neles e estou forçando o máximo que posso.”

Por conta do problema, o brasileiro focou mais em simulações de corrida para se certificar de que novos furos não irão acontecer. “É claro que você sempre fica preocupado quando vê essas coisas acontecerem. É claro que não foi um dia positivo porque perdi o primeiro treino. Teria sido melhor ter um dia de treinos de verdade.”

Massa lembrou que as condições climáticas podem mudar para o sábado. “Mas devemos estar prontos para tudo.”

Seu companheiro, Valtteri Bottas, que também acabou perdendo tempo de pista até que a equipe identificasse o problema, fechou o dia em décimo.

Fórmula 1