Topo

Fórmula 1

Ricciardo está na mira da Ferrari para substituir Kimi em 2017, diz chefe

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/03/2016 06h00

O mercado de pilotos promete ser movimentado nesta temporada na Fórmula 1, quando contratos importantes, como os de Nico Rosberg, Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e da dupla da Williams, Felipe Massa e Valtteri Bottas, chegam ao fim. Tanto, que após apenas uma etapa ter sido disputada, na Austrália, já há muitos boatos sobre possíveis mudanças para o ano que vem.

Os dois principais alvos do mercado são o próprio Ricciardo, vencedor de três provas em 2014 e que vem fazendo um bom trabalho na Red Bull, e Max Verstappen, de 18 anos, que impressionou em sua temporada de estreia ano passado.

Os dois estariam na mira da Ferrari para o lugar de Raikkonen. Ricciardo admitiu recentemente que foi procurado enquanto a Scuderia decidia se manteria o finlandês para a temporada atual. E não descartou a ida ao time italiano no futuro.

“Claro que você quer se colocar em um carro vencedor se tiver a chance. Se é a Ferrari ou não, não sei. Mas não vou mentir: tenho certeza de que pelo menos 90% dos pilotos gostavam da Ferrari quando eram pequenos porque, de certa forma, isso é a F-1. É interessante, mas só se eles tiverem o melhor carro.”

Segundo o consultor da Red Bull, Helmut Marko, o australiano é o grande alvo da Ferrari. “Eles não estão atrás de Verstappen. Estão muito mais interessados em Ricciardo”, afirmou.

Os boatos da sondagem do time italiano sobre o holandês, contudo, existem desde o ano passado. Verstappen já afirmou com todas as letras que não se vê fazendo uma terceira temporada na Toro Rosso em 2017. Além da Ferrari, a Mercedes também estaria interessada no piloto, que esteve perto de assinar com os alemães em 2014, mas preferiu o acordo com a Red Bull para chegar mais rapidamente à F-1.

“Eu quero seguir adiante. A Toro Rosso é uma grande família, mas chega um ponto em que você quer vencer corridas e chegar no topo do topo”, afirmou. “É sempre bom ver que seu nome está lá [entre os cotados para os grandes times], ainda que nada esteja acontecendo no momento. Vou curtir essa temporada, ganhar mais experiência e depois vemos onde vou parar ano que vem.”

Fórmula 1