Topo

Fórmula 1

Vencedor Rosberg quase abandonou o GP da Austrália, revela Mercedes

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 08h23

A vitória de Nico Rosberg no GP da Austrália correu sérios riscos devido a um problema nos freios de sua Mercedes que por pouco não fez a equipe pedir para que o alemão abandonasse a prova disputada no último domingo.

Depois de impressionar nos testes de pré-temporada justamente pela confiabilidade demonstrada, a Mercedes conviveu com problemas de temperatura de freio no carro de Rosberg. “As temperaturas subiram quase ao ponto em que decidimos abandonar. Isso aconteceu na segunda metade da corrida, com 15 voltas para o final nossos cálculos demonstravam que não iríamos durar até o fim”, revelou o chefe Toto Wolff. “Depois, isso se estabilizou sozinho e depois se recuperou devagar, então em certo momento foi muito difícil para a equipe administrar.”

A situação foi particularmente difícil de ser administrada porque, devido às restrições de comunicação via rádio que estrearam justamente neste GP da Austrália, a equipe não podia avisar Rosberg do problema, a não ser que ele se tornasse terminal para o carro.

“Não podíamos pedir para que ele cuidasse do traseiro esquerdo e é duro porque há anos estamos acostumados a transmitir essas mensagens para os pilotos para que eles otimizem o carro e façam com que ele sobreviva. Essa falta de comunicação certamente vai gerar situações em que os engenheiros não estarão mais no controle.”

Wolff explicou que as temperaturas subiram porque pedaços de borracha entraram nos dutos de refrigeração. “Foi no limite para termos de pedir para ele abandonar”.

Rosberg acabou vencendo, com o companheiro Lewis Hamilton em segundo e Sebastian Vettel, da Ferrari, que liderou boa parte da prova, em terceiro.

Fórmula 1