Topo

Fórmula 1

Em dia de estreia de Massa e Nasr, Hulkenberg lidera teste e Ferrari sofre

Massa fez sua estreia na pré-temporada  - Sergio Perez/Reuters
Massa fez sua estreia na pré-temporada Imagem: Sergio Perez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 09h01

O terceiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 marcou a estreia dos brasileiros Felipe Massa, da Williams, e Felipe Nasr, da Sauber. Mas quem comandou a tabela de tempos foi Nico Hulkenberg, com a Force India, enquanto a Ferrari, que liderou os dois primeiros dias de treino, passou a maior parte da manhã parada na garagem.

No dia em que Kimi Raikkonen assumiu o cockpit da Ferrari, o time sofreu com uma falha na bomba de combustível, o que fez com que o finlandês só fosse à pista na última hora da parte da manhã. Enquanto isso, Nico Rosberg continuava colocando quilometragem em sua Mercedes, com mais de 50 voltas completadas apenas no período da manhã. Assim, os atuais bicampeões mundiais foram os primeiros a ultrapassar a barreira dos 1000km percorridos.

Assim como Rosberg, a maioria dos pilotos se concentrou em dar mais quilometragem aos carros, utilizando prioritariamente os pneus médios, ao contrário do que aconteceu na manhã da terça-feira, quando Sebastian Vettel, da Ferrari, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, acabaram travando um duelo de voltas mais rápidas usando os pneus ultramacios.

Com isso, os tempos subiram consideravelmente em relação ao segundo dia de práticas, com o líder Hulkenberg andando em um ritmo quase 3s mais lento que Vettel. Com os pneus macios, Kevin Magnussen colocou a Renault em segundo. Porém, o time é o que vem tendo mais problemas neste início de pré-temporada.

O terceiro posto da manhã ficou com Rosberg, seguido por Carlos Sainz, da Toro Rosso, e Daniil Kvyat, da Red Bull. Massa foi o sexto nas primeiras horas com o novo carro da Williams e foi seguido justamente por Nasr. O brasiliense, contudo, está usando o carro do ano passado da Sauber, pois o time só vai lançar o modelo deste ano no segundo teste, que começa dia 1º de março.

Completaram a classificação Romain Grosjean, em outro dia sólido da nova equipe Haas, Jenson Button, da McLaren, Daniil Kvyat, da Red Bull, e Rio Haryanto, que fez sua estreia pela Manor. O indonésio causou uma das bandeiras vermelhas da manhã, quando rodou a 20 minutos do fim da sessão.

Confira os tempos da manhã desta quarta-feira (24):

1. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): 1min25s286
2. Kevin Magnussen (DIN/Renault): 1min26s014
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min26s084
4. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso Ferrari): 1min26s239
5. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull TAG-Heuer): 1min26s497
6. Felipe Massa (BRA/Williams Mercedes): 1min26s712
7. Felipe Nasr (BRA/Sauber* Ferrari): 1min26s840

8. Jenson Button (GBR/McLaren Honda): 1min26s919
9. Romain Grosjean (FRA/Haas Ferrari): 1min26s955
10. Rio Haryanto (INA/Manor Mercedes): 1min29s808
11. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): sem tempo

* Carro de 2015

Fórmula 1