Topo

Fórmula 1

Aumento do peso dos carros da F-1 em 2017 é 'ridículo', diz Lewis Hamilton

José Jordan/AFP Photo
Imagem: José Jordan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 16h18

O tricampeão Lewis Hamilton classificou de “ridícula” a proposta da Federação Internacional de Automobilismo de tornar os carros da Fórmula 1 mais pesados a partir de 2017. Parte do pacote divulgado hoje para aumentar a competitividade da categoria, que foi dominada pelo inglês e sua equipe, a Mercedes, nos dois últimos anos, a medida ainda precisa ser ratificada por uma reunião da Comissão de F-1, no final de abril.

O aumento do peso mínimo dos atuais 702 para 722kg vem em conjunto de regras como a utilização de carros mais largos e rápidos.

“Isso é simplesmente ridículo”, disse Hamilton. “Os carros eram ótimos quando tinham 600kg. Era melhor para os pneus. Quanto mais pesados os carros forem, mais os pneus serão forçados e a sensação será ainda pior, com mais pressão para que a Pirelli faça pneus melhores. E então teremos mais pressão aerodinâmica.”

O temor do inglês é que as regras acabem dificultando ainda mais as ultrapassagens justamente pelo aumento da influência da aerodinâmica, dificultando que um carro siga o outro de maneira próxima.

“Nos últimos dias eu estive me perguntando ‘por que é tão difícil? Quais são os desafios físicos da Pirelli para mudar o pneu? Por que o carro desliza para todo lado?’ E percebi que quando eu cheguei na F-1 [em 2007], os carros pesavam 600kg e isso faz uma grande diferença. Eles não teriam de mudar tanto as regras para fazer os carros serem mais rápidos, era só torná-los mais leves. Os carros estão pesados demais”

Ainda assim, Hamilton disse não gostar do regulamento atual. “Mas não tenho todas as respostas. Só tenho outro tipo de carro que preferiria pilotar. Adoro um V12 com pneus maiores.”

Fórmula 1