Topo

Fórmula 1

Treino da classificação da F1 em 2016 vai parecer BBB. Veja o que muda

REUTERS/Hamad I Mohammed
Imagem: REUTERS/Hamad I Mohammed

Do UOL, em São Paulo

23/02/2016 19h24

A Fórmula 1 propôs um novo sistema de classificação que deverá ser ratificado no Conselho Mundial de Automobilismo no próximo dia 04 de março. Aprovado pelas equipes, o plano é realizar eliminações a cada 90 segundos até que fiquem dois competidores na luta pelo primeiro lugar do grid.

O novo modelo ainda contará com Q1, Q2 e Q3. A diferença é o tempo que cada fase terá para iniciar as eliminações dos mais lentos. A temporada deste ano da Fórmula 1 terá início no dia 20 de março no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne.

Entenda:

Q1
A primeira fase da classificação será disputada em 16 minutos. Depois de sete minutos corridos, o piloto que fez a volta mais lenta estará fora. A partir daí, os competidores com os menores tempos serão eliminados a cada 90 segundos até que sobrem os 15 classificados para o Q2.

Q2
A segunda fase da disputa pela pole position é bem parecida com o Q1. A diferença é que terá 15 minutos. Sendo assim, o primeiro piloto mais lento é eliminado depois de seis minutos. Em seguida, o formato é o mesmo: a cada 90 segundos, um competidor é eliminado de acordo com o tempo de suas voltas. Nesta fase, os oito mais rápidos avançam ao Q3.

Q3
No Q3, que será disputado em 14 minutos, a primeira eliminação acontece depois de cinco minutos do início. Em seguida, a competição segue o mesmo modelo de uma eliminação a cada 90 segundos. Os dois mais rápidos desta etapa decidem o primeiro lugar do grid de largada nos 90 segundos restantes.

Fórmula 1