Topo

Fórmula 1

Vettel coloca a Ferrari na ponta no primeiro dia da pré-temporada da F-1

Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Do UOL, em Milão (ITA)

22/02/2016 13h58

O primeiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 teve Sebastian Vettel na primeira colocação, com a Ferrari, equipe que mais modificou seu carro em relação à última temporada. Usando os compostos médios, o alemão foi o único a andar abaixo da casa de 1min25, superando Lewis Hamilton, da Mercedes, e Daniel Ricciardo, da Red Bull. Vettel, porém, só completou 69 voltas, enquanto Hamilton completou 156.

A quilometragem que a Mercedes conseguiu colocar no carro logo no primeiro dia impressionou: para efeito de comparação, quem chegou mais perto foi Marcus Ericsson, da Sauber, com 88.

Responsável pela estreia oficial do carro da Williams, Valtteri Bottas ficou com a quarta colocação no primeiro dia. Usando os pneus macios, ao contrário dos rivais diretos, que usaram compostos mais lentos, Jenson Button colocou a McLaren em quinto lugar, com sua melhor marca feita na última meia hora de treino. Andando pela Force India e também com os pneus macios, o piloto de testes da Force India mexicano Alfonso Celis foi o nono. 

Um dado importante para a McLaren foi o número de voltas que Button deu: 84, mais do que a equipe conseguiu nos três primeiros dias de testes realizados ano passado.

Andando diante da torcida em Barcelona neste primeiro dia de atividade, o espanhol Carlos Sainz foi o sétimo colocado, mas sofreu com problemas em sua Toro Rosso e encerrou cedo seu teste. Marcus Ericsson colocou a Sauber em oitavo lugar.

 Pascal Wehrlein, com a Manor, foi o nono. Fazendo a estreia da Haas, equipe norte-americana que fará sua primeira temporada na F-1 neste ano, Romain Grosjean não deu muitas voltas, e ficou com a penúltima colocação, após ter tido um problema com a asa dianteira na parte da manhã. Jolyon Palmer, com a Renault, também andou pouco, dando apenas 21 voltas, e segurou a lanterna na classificação.

Os testes continuam nos três próximos dias, sempre no Circuito da Catalunha, nas proximidades de Barcelona, na Espanha. No total, serão sete dias de atividades antes do início da temporada, na Austrália, dia 20 de março.

Confira os tempos do primeiro dia de testes (22):

1. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari): 1min24s939
2. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 1min25s409
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull TAG-Heuer): 1min26s044
4. Valtteri Bottas (FIN/Williams Mercedes): 1min26s091
5. Alfonso Celis (MEX/Force India Mercedes): 1min26s298
6.Jenson Button (GBR/McLaren Honda): 1min26s735
7. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso Ferrari): 1min27s180
8. Marcus Ericsson (SUE/Sauber Ferrari): 1min27s555
9. Pascal Wehrlein (ALE/Manor Mercedes): 1min28s292
10. Romain Grosjean (FRA/Haas Ferrari): 1min28s399
11. Jolyon Palmer (GBR/Renault): 1min29s356

 

Fórmula 1