Topo

Fórmula 1

Sem grandes promessas, McLaren lança carro para esquecer vexame de 2015

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/02/2016 07h01

Depois de passar por uma de suas piores temporadas da história, a McLaren lançou neste domingo o carro para 2016. O modelo conta com uma pintura diferente, predominantemente preta, mas a grande expectativa da equipe, que contará pelo segundo ano seguido com os ex-campeões do mundo Fernando Alonso e Jenson Button, é pela melhora do motor Honda.

No lançamento, Alonso destacou os detalhes aerodinâmicos do carro. "O pacote aerodinâmico mostra uma fantástica atenção ao detalhe. Todo o carro é precioso e, de fato, está muito bem desenhado do ponto de vista aerodinâmico e estou 100% pronto para o desafio que vem pela frente."

Button, por sua vez, se mostrou bastante otimista com a evolução da parceria com a Honda ao longo de 2015. “A enorme quantidade de trabalho duro que fizemos durante o inverno no desenvolvimento do MP4-31 me faz estar imensamente orgulhoso e, portanto, entro numa nova temporada com mais motivação e esperança”, declarou. “Apesar dos altos e baixos que vimos no ano passado, houve melhoras constantes durante todo o ano, e isso nos dá confiança sobre o rumo do design que estamos adotando. Há muitas coisas positivas que podemos construir sobre isso e uma base sólida para seguir adiante.

A unidade de potência foi o grande ponto fraco do time em 2015, quando fez sua estreia - ao contrário dos rivais, que tinham seu segundo ano com a tecnologia dos motores V6 turbo híbridos - e sofreu com mais de 200cv a menos. Muito dessa defasagem veio do tamanho do próprio turbo e do sistema de recuperação de energia calorífica, duas áreas que a montadora prometeu melhorar para esta temporada.

O CEO da McLaren, Ron Dennis, contudo, preferiu não fazer previsões claras sobre os objetivos do time para 2016.

“Nós embarcamos no segundo ano da nossa renovada parceria McLaren-Honda, todos nós seguimos unidos no nosso propósito. O propósito é desenvolver nossa equipe e partilhar nossa ambição: vencer. Não vamos fazer previsões sobre quando as vitórias virão, mas posso dizer sem medo de me contradizer que cada membro da nossa equipe trabalhou com extrema dedicação nos últimos meses. O resultado é que a trajetória de desenvolvimento do MP4-31 foi muito útil ao longo do inverno, e consequentemente estou muito orgulhoso dos esforços da nossa equipe”, disse Ron Dennis

Em 2015, a McLaren foi apenas a nona colocada, à frente somente da Manor, única equipe que não marcou pontos no campeonato. Nos últimos anos, desde que estabeleceu uma parceria com a Mercedes, que acabou em 2013, a equipe vinha mantendo uma pintura prateada. No entanto, o time segue sem ter um patrocínio master, como foi o caso dos últimos anos. Sem um título desde o mundial de pilotos de 2008, o time vem enfrentando dificuldades em manter patrocinadores. 

Do ponto de vista aerodinâmico, a McLaren parece seguir com o modelo traseiro mínimo, algo de críticas ano passado por dar pouca margem de manobra ao fabricante de motores. 

A equipe anunciou que caberá a Jenson Button estrear o novo carro da pista de Barcelona, na Espanha, onde acontecem os primeiros testes de pré-temporada, a partir desta segunda-feira. Serão oito dias de atividades de pista no traçado espanhol antes da Fórmula 1 ir para a Austrália, onde se inicia a temporada, dia 20 de março.

McLaren 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
McLaren 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Fórmula 1