Topo

Fórmula 1

Estreante, Haas sai na frente e revela detalhes dos testes de pré-temporada

Grosjean será o encarregado de estrear o carro da Haas nos testes - Haas F1/Divulgação
Grosjean será o encarregado de estrear o carro da Haas nos testes Imagem: Haas F1/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/02/2016 11h37

Primeira equipe estreante na Fórmula 1 em seis anos, a Haas vem demonstrando estar preparada para dar seus primeiros passos na categoria. Uma das primeiras a anunciar ter passado nos testes de impacto e ter ligado o carro, a equipe norte-americana também saiu na frente na divulgação dos planos para a pré-temporada.

Após o lançamento no domingo, o carro ficará a comando de Romain Grosjean no primeiro dia de testes, na segunda-feira. O francês lembra que tem muito trabalho pela frente nas duas baterias de ensaios, que serão realizados em Barcelona entre 22 de fevereiro e 4 de março.

“Como piloto, você quer estar confortável em seu assento. Você quer quer o volante funcione, assim como o painel. Você quer que a comunicação com os engenheiros funcione. Do lado da equipe, claro, eles seguem um protocolo e querem o máximo de quilometragem possível.”

Com experiência na Jaguar e Red Bull, o chefe Guenther Steiner sabe que a Haas tem um desafio duplo nos oito dias de testes antes da estreia, no GP da Austrália: além de comprovar os dados obtidos em simulações com o carro, também tem de fazer o lado humano funcionar.

“Como somos uma equipe nova, queremos nos certificar de que todos trabalhem bem juntos - mecânicos e engenheiros de pista - e queremos tornar o carro confiável, entender o equipamento. Tudo é novo para nós. Não é apenas um carro novo, mas uma equipe também”, destacou Steiner. “No segundo teste, tomara que possamos começar a trabalhar nos acertos e aprender como tornar o carro melhor.”

A Haas se antecipou às rivais e já anunciou seus planos para ambos os testes: Grosjean estará ao volante no primeiro e terceiro dias do teste inicial, sendo substituído pelo companheiro Esteban Gutierrez no segundo e quarto dias. Já na segunda bateria, que ocorre entre 1 e 4 de março, o mexicano fará os dois primeiros dias e o francês, os dois últimos. O GP da Austrália está marcado para 20 de março.

Fórmula 1