Topo

Fórmula 1

Você sabia que Hamilton não foi o primeiro negro a pilotar um Fórmula 1?

Lewis Hamilton e seu pai, Anthony, no ano de sua estreia, em 2007 - Mark Thompson/Getty Images
Lewis Hamilton e seu pai, Anthony, no ano de sua estreia, em 2007 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/11/2015 06h00

A história diz que Lewis Hamilton é, oficialmente, o primeiro - e até hoje único - piloto negro a disputar uma corrida na Fórmula 1. Mas engana-se quem pensa que ele é também o único a ter pilotado um carro da categoria.

O feito, em um esporte que sempre foi elitista e predominantemente branco, foi de Willy Theodore Ribbs Jr., um norte-americano que marcou época ao competir em diversas categorias e que chegou a ser dono de equipe nos Estados Unidos.

Conhecido pelo temperamento forte - o piloto chegou a ser suspenso nos EUA por dar um soco em um rival em 1987 - Ribbs chegou a disputar corridas esporádicas até os 55 anos. A paixão pelo automobilismo começou ainda aos quatro anos, época em que experimentava os ‘brinquedos’ no rancho do pai, um empresário de sucesso. Mas ao invés de cuidar dos negócios da família, o californiano decidiu aventurar-se na Europa, onde tentou uma carreira nos monopostos assim que terminou o colegial.

O projeto acabou não dando certo e Ribbs voltou pouco mais de um ano depois. Porém, antes disso, o norte-americano fez história ao ser o primeiro negro a pilotar um Fórmula 1, em um teste no circuito do Estoril, em Portugal, com a Brabham, em 1986. O piloto foi um dos avaliados pelo então chefe Bernie Ecclestone a defender a equipe no ano seguinte, mas acabou não sendo contratado.

Demoraria quase 20 anos para um piloto negro estrear em corridas oficiais, com Hamilton no GP da Austrália de 2007. Na época, o inglês de origem caribenha não costumava tocar no assunto. Hoje admite que isso mudou. “Com certeza, há resistência no mundo todo para uma pessoa de cor dar um salto, conseguir uma promoção, ou seja lá o que for, em qualquer cenário”, disse o inglês recentemente ao GloboEsporte.com. “Na F-1 definitivamente também foi o caso. Comigo, pode-se dizer, tive sorte nesse sentido. Quando cheguei aqui, fui colocado numa caixa fechada e não podia manobrar, ser eu mesmo. Demorou bom tempo até eu poder sair dessa caixa e me sentir, de fato, fora dela. O sucesso rápido que fiz ajudou a mudar essa situação, capitalizei com isso.”

Mesmo com os três títulos conquistados por Hamilton, as portas para pilotos negros não se abriram automaticamente. Atualmente, o piloto mais proeminente com origem africana é Pascal Wehrlein, tem dupla nacionalidade, alemã e da Mauritania. Outra história curiosa é o de Jann Mardenborough, correndo atualmente em carros de turismo, que entrou no automobilismo ao vencer um campeonato de corridas virtual.

Nas categorias norte-americanas, apesar de não serem presença comum, os negros tiveram mais oportunidades. Foram quatro os pilotos afrodescendentes na história da NASCAR e cinco na Indy. Em ambos os campeonatos, o mesmo Willy Ribbs que fez história na F-1, também marcou presença.

Fórmula 1