Topo

Fórmula 1

Boletim médico diz que Schumacher continua em processo para sair do coma

Do UOL, em São Paulo

07/03/2014 06h56

Após três semanas sem atualizações oficiais, um boletim médico indicou, nesta sexta-feira, que o estado de saúde de Michael Schumacher permanece igual. O piloto heptacampeão mundial continua estável e os médicos trabalham para tentar tirá-lo do coma induzido.

"Michael ainda está em fase de despertar. A situação não mudou", diz parte do comunicado. Além das poucas informações, o texto voltou a dizer que "qualquer notícia publicada por jornais, que não seja confirmada pela equipe médica, pode ser considerada como não válida".

Schumacher se envolveu em um acidente de esqui no final de 2013, na estação de Méribel, na França. Ele tinha bastante experiência, mas acabou caindo e bateu a cabeça com violência em uma pedra.

No fim de janeiro, os médicos começaram um procedimento de redução dos sedativos para tentar acordar o ex-piloto. A família afirmou em comunicado recente que esse processo pode levar "muito tempo", mas ressaltou que não há pressa e que a recuperação deve ser a melhor possível no tempo certo.

Confira abaixo a cronologia dos acontecimentos que envolveram o caso de Michael Schumacher desde o dia do acidente.

30/01/2014 - MÉDICOS COMEÇARAM A TIRAR SCHUMACHER DO COMA

  • A assessora de Schumacher, Sabine Kehm, afirmou que Schumacher começou a ser retirado do coma em um procedimento que reduz aos poucos os sedativos. A informação havia sido divulgada um dia antes pelo jornal francês L'Equipe, mas tratada como boato pela assessoria. No dia seguinte, porém, houve a confirmação em comunicado oficial. A família diz que o processo pode demorar "muito tempo".

08/01/2014 - INVESTIGAÇÃO APONTOU SCHUMACHER EM VELOCIDADE "NORMAL"

  • A promotoria francesa divulgou o resultado das investigações com a microcâmera que estava acoplada ao capacete usado por Schumacher no momento do acidente. Os investigadores disseram que o ex-piloto estava fora da pista quando caiu e bateu na pedra, mas descartaram a hipótese de velocidade excessiva. Para o promotor Patrick Quincy, ele estava em velocidade "normal para um esquiador experiente"

07/01/2014 - FAMÍLIA PEDIU PAZ A JORNALISTAS E RESPEITO À PRIVACIDADE

  • Nove dias após o acidente, Corinna Schumacher, mulher do ex-piloto, pediu respeito à privacidade da família e solicitou a saída dos jornalistas que estavam na porta do hospital. "Por favor, nos ajudem em nossa luta comum pela vida de Michael. É importante para mim que vocês se afastem dos médicos e do hospital, para que eles possam trabalhar em paz. Por favor, deixem a nossa família em paz".

03/01/2014 - SCHUMACHER COMPLETAVA 45 ANOS COM HOMENAGENS DE FÃS

  • Mesmo sem notícias detalhadas sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, fãs do ex-piloto passaram a se aglomerar na fachada do Hospital de Grenoble. O dia 3 de janeiro foi marcado pelo aniversário do alemão, que completou 45 anos de idade. A torcida pela recuperação do heptacampeão mundial foi reforçada com faixas, cartazes e bandeiras da Ferrari e da Alemanha em frente ao hospital.

29/12/2013 - SCHUMACHER BATEU A CABEÇA APÓS ACIDENTE DE ESQUI

  • Michael Schumacher sofreu um acidente de esqui nos Alpes franceses. O ex-piloto bateu a cabeça em uma pedra após cair e foi levado para o Hospital de Grenoble com traumatismo craniano. Schumi entrou em coma induzido e passou por procedimentos cirúrgicos para cuidar das lesões. Com poucas informações divulgadas, surgiu uma série de rumores sobre o estado do piloto, todos negados pela família.

SCHUMACHER ESTÁ NA FASE DE DESPERTAR DO COMA INDUZIDO

Fórmula 1