Hakkinen recorda superação de coma e envia e-mail à família de Schumacher
O bicampeão da Fórmula 1 Mika Hakkinen revelou ter enviado um e-mail para a família de Michael Schumacher, com uma mensagem de melhoras ao alemão, e também recordou o grave acidente que sofreu durante os treinos para o GP da Austrália de 1995, que o deixou em coma por alguns dias.
No domingo passado (29), Schumacher sofreu uma queda enquanto esquiava na pista de Méribel, na França. Internado no hospital de Grenoble, seu estado é estável, mas crítico.
Em entrevista ao jornal alemão Bild, Hakkinen contou que a mensagem não foi respondida pela família de Schumacher, mas disse não se importar. “O importante é que Michael está com a família. Ele precisa de paz e força para superar essa batalha”, disse o finlandês.
No e-mail, reproduzido pelo Bild (veja transcrição abaixo), Hakkinen lembra de seu próprio acidente e pede ao alemão que não acelere o tempo de recuperação. “Você não precisa estabelecer um recorde nessa corrida”, escreveu o ex-piloto da McLaren.
Na conversa com o jornal, Hakkinen, rival de Schumacher no fim da década de 1990 e início dos anos 2000, falou sobre sua sensação após o coma em 1995. “Pensei: ‘posso ver? Posso mover minhas pernas, meus braços? Também imaginei se foi um erro ou um problema mecânico que causou o acidente [o finlandês teve um pneu de sua McLaren furado].”
O finlandês também afirmou que a recuperação é uma longa jornada que ainda não acabou. “Um lado do meu rosto ainda tem uma paralisação parcial e não ouço bem com o ouvido direito. Voltei a correr, mas terminei minha carreira antes do planejado, porque não era saudável”, disse o ex-piloto, que se aposentou no fim de 2001, com 33 anos.
Segundo Hakkinen, ele falou diversas vezes com Schumacher sobre a recuperação. “Michael é muito emocional e sensível. Por isso tenho muito respeito por ele, e por essa razão que as pessoas ficaram tão comovidas com seu acidente.”
O piloto também disse entender o que a mulher de Schumacher, Corinna, está enfrentando e que sua família passou por situação parecida após a batida em 1995.
“A única coisa que importa é segurar as mãos do outro e confiar nas palavras dos médicos. Você se senta lá e espera que tudo fique bem, mas não sabe como será a próxima manhã. Não pode fazer nada, e esse é o pior.”
Veja a mensagem de Hakkinen a Schumacher:
Caro Michael,
Você está acostumado a superar qualquer desafio que se apresenta a você. O acidente é nada mais do que outro desafio. Você precisa enfrentá-lo firmemente, como nós dois nos enfrentávamos antigamente, na pista.
Como você sabe, eu tive uma lesão severa na minha cabeça no passado. Mas sobrevivi, com a ajuda da família e amigos e o apoio profissional dos médicos. Tenho certeza que você receberá toda essa ajuda necessária para ficar bem.
Por favor, não tente ‘baixar o tempo’ de recuperação. Você não precisa estabelecer um recorde nessa corrida, e sim esperar todo o tempo necessário.
Se cuide,
Mika
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.