Topo

Fórmula 1

Ferrari exalta Massa: 'chegou como menino e sai como homem'

Felipe Massa, em 2002, pela Sauber, escuderia que tinha a Ferrari como parceira - Evelson de Feritas/Folha Imagem
Felipe Massa, em 2002, pela Sauber, escuderia que tinha a Ferrari como parceira Imagem: Evelson de Feritas/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 12h42

A Ferrari preparou uma carta de despedida a Felipe Massa, em que exalta os 12 anos vividos diretamente com o brasileiro. A escuderia italiana diz que o piloto “entrou como um menino e sai como um homem”, destacando a chegada de Massa a Sauber em 2002 (com motores Ferrari) e as oito temporadas pilotando um Ferrari.

“Quando você entrou para a Ferrari, era pouco mais que um menino, e sair no final desta temporada como um homem, o fim de um relacionamento de doze anos que não era apenas profissional e foi ficando mais forte e intensamente, em um nível pessoal . Uma história repleta de grandes alegrias e decepções esportivas , momentos dramáticos e gestos de respeito mútuo e de grande lealdade mútua”, apresenta trecho do comunicado oficial da Ferrari, em seu site oficial.

Massa anunciou na terça-feira que não pilotará a Ferrari em 2014. Nesta quarta, a escuderia italiana oficializou o retorno de Kimi Raikkonen, campeão com a Ferrari em 2007.

Comunicado de despedida da Ferrari para Massa

No final de 2001, ele viu no jovem Felipe Massa uma aposta futura , com oportunidade de evoluir sob a tutela de um mestre como Michael Schumacher e outro brasileiro, Rubens Barrichello, que tinha a missão de agitar a bandeira verde e amarela depois da morte da lenda Ayrton Senna. Felipe tinha acabado de ganhar o Campeonato Europeu de F3000 e foi considerado um dos melhores talentos da sua geração. Assim começou uma relação em sua estréia na Fórmula 1 apenas alguns meses depois, ao volante de um Sauber Ferrari. Os motores construídos em Maranello têm sido uma constante em sua carreira, já que em cada um dos 185 GPs ele usou em seu carro.

  • 12199
  • true
  • http://esporte.uol.com.br/enquetes/2013/09/10/o-que-felipe-massa-deve-fazer-em-2014.js

Durante três anos (2002, 2004 e 2005) na Sauber e uma temporada de 2003, como piloto de testes da Ferrari. Desde então , o brasileiro passou os últimos oito anos de sua carreira nas corridas de F1 defendendo a escuderia.

O sonho  de todos os pilotos , se tornar campeão do mundo , não foi cumprido, mas Felipe ganhou um lugar na história da Ferrari. E isso não é apenas algo que é dito do fundo do coração, apesar de ser um momento particularmente emocionante .

Os números comprovam isso. Apenas Michael Schumacher, com 179, participou mais vezes de GPs. Felipe dirigiu 132 vezes.

Apenas três pilotos venceram mais vezes: Schumacher ( 72) , Lauda (15) e Ascari (13) ganharam mais que Felipe. Ele terminou no pódio 36 vezes , marcou 14 voltas mais rápidas de corrida e acumulou um total de 756 pontos.

Estes dados ainda não são finais : tem sete Grands Prix nesta temporada em que ele pode melhorar esses números. E pode ter certeza de que tanto Felipe como a Ferrari vão fazer a sua parte para obtê-lo .

Fórmula 1