UOL Esporte Fórmula 1
 
27/06/2010 - 11h46

Kovalainen admite freada precipitada, mas Webber não culpa rival por acidente

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

VEJA COMO FOI O ACIDENTE

  • AP Photo/BBC/PA Wire
  • AP Photo/BBC/PA Wire
  • Webber voou sobre Kovalainen e só foi parar na proteção de pneus, mas passa bem após forte batida

Envolvido em forte acidente com Mark Webber no GP da Europa, neste domingo, Heikki Kovalainen admitiu que freou cedo antes de fazer a curva em que aconteceu o choque. Para o piloto da Lotus, o australiano pode ter sido surpreendido por seu comportamento na pista.

"Acho que Mark ficou surpreso quão cedo eu tive que frear para essa curva. Ele estava atrás de mim, eu estava me defendendo, pois estava correndo à frente e sempre quero me defender, mas acho que ele não tinha certeza de qual caminho seguir e, naquele momento em que eu toquei os freios, ele não teve nenhuma chance de reagir", avaliou Kovalainen à BBC.

O piloto australiano, entretanto, 'absolveu' Kovalainen. "Sempre são necessários dois para dançar o tango, não é? Há dois de nós no acidente", analisou Webber, que admitiu ter sido surpreendido pelo comportamento do rival.

"No final a única coisa que me surpreendeu foi quão cedo ele freou, que é a única coisa que me chamou para fora. Não importa onde eu estava, ou quão perto, eu ainda tinha tudo sob controle", acrescentou.

No acidente, Webber “subiu” no carro de Kovalainen ao tentar ultrapassagem e chegou a capotar e bater forte na proteção de pneus. O piloto da Red Bull deixou o carro andando normalmente, o que tranquilizou o rival finlandês. “Estou bem e estou muito feliz que o Mark está também. Não deveria ter acontecido, mas aconteceu", comentou Kovalainen.

Apesar do forte choque, o piloto da Lotus disse que o acidente não foi causado pela grande diferença de velocidade entre seu carro e o Red Bull de Mark Webber. “Eu não acho que isso é um problema, devemos ser bons o suficiente para lidar com isso”, observou.

O piloto finlandês acredita que as equipes menores podem permanecer na disputa com os carros mais velozes. “Nós precisamos olhar a telemetria, olhar para tudo, para ver se podemos aprender alguma coisa com isso. Foi um grande acidente e felizmente ele não se machucou. Precisamos olhar para ele. Mas acho que este ano, com a diferença entre onde estamos e os carros do topo, nunca senti que é muita ou que não posso lidar com essa situação”, analisou.

Já o vencedor do GP, Sebastian Vettel disse que "o mais importante neste domingo é que Mark Webber está bem". "Isso mostra que os carros estão cada vez mais seguros, mas mostra que há ainda um risco", destacou.

"Algumas pessoas perdem o interesse e dizem que a F-1 de agora em comparação a 30 anos atrás é chata e nada acontece, mas dias como este te lembram que as velocidades são altas e quando as coisas correm mal podem sair espetacularmente erradas", acrescentou Vettel.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host