UOL Esporte Fórmula 1
 
06/04/2010 - 09h17

Índia deverá receber sua primeira corrida de Fórmula 1 em outubro de 2011

Das agências Internacionais
Cingapura (Cingapura)

A Fórmula 1 continua na busca de novos locais fora de sua tradicional base europeia e após a expansão com a adição do Grande Prêmio da Coreia do Sul neste ano, a Índia tenta ser o próximo país a a ter uma corrida já em 2011.

Bernie Ecclestone, dirigente responsável pelos direitos comerciais da categoria, defende a entrada da Índia e gostaria muito de que a prova estreasse já em outubro do próximo ano.

Organizado pelo conglomerado industrial Jaypee Group, que assinou um contrato de dez anos para sediar a corrida, resolveu os problemas iniciais com o controle de câmbio e o ministro dos esportes para poder construir o circuito.

“Estamos muito esperançosos de que a corrida será disputada em outubro do próximo ano”, afirma Mark Hughes, vice-presidente da JPSK Sports, uma subsidiária do Jaypee Group. “O circuito é parte de uma cidade esportiva e foi construído a 35 km da capital da Índia, com uma pista de Fórmula 1 e um estádio internacional de críquete para 100 mil pessoas”, completou.

Hughes foi diretor de operações do Grande Prêmio do Bahrein, que está no calendário da Fórmula 1 desde 2004, e acredita que a camanha da JSPK Sports para sediar a corrida com a determinação da companhia vai ajudar a Índia.

“Jaiprakash Gaur (fundador do Jaypee Group) é um apaixonado por esportes e sonha em desenvolver jovens indianos com talento. O centro esportivo é parte desse sonho”, afirma.

Com a construção do local iniciada em novembro de 2009 e o plano inicial seria receber já nesta temporada a corrida de Fórmula 1, mas a pretensão foi adiada por o governo indiano está focado nos Jogos da Comunidade Britânica em Delhi, entre 3 e 14 de outubro.

“O circuito é de uma empresa privada e tem orçamento de US$ 350 milhões, então sem a ajuda do governo nós esperamos permanecer com o custo. Esperamos completar a construção em julho de 2011 e uma vez aprovado pela FIA podemos finalizar a preparação de funcionários e médicos a tempo da corrida em outubro”, completou Hughes, que espera contar com 120 mil espectadores no dia da corrida.

A pista indiana foi desenhada pelo renomado arquiteto alemão Hermann Tilke, responsável pelos traçados dos circuitos de Bahrein, Istambul, Xangai, Malásia, Valência, Abu Dhabi e Coreia do Sul.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host