UOL Esporte Fórmula 1
 
03/10/2009 - 03h32

Após fortes acidentes, Vettel é o pole e Barrichello termina penalizado

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Horas depois do fim do treino de classificação para o GP de Suzuka, realizado neste sábado, o clima continua quente na Fórmula 1. Além dos vários acidentes ocorridos na pista, os organizadores decidiram punir cinco corredores, inclusive Rubens Barrichello e Jenson Button, com a perda de cinco posições do grid. Mesmo assim, Sebastian Vettel, da Red Bull, permanece com a pole position.

Reuters
Vettel fez a pole e deixou Rubinho em 9º e Button apenas na 11ª colocação
AP Photo/Mark Baker
Glock, Alguersuari, Buemi, Webber e Kovalainen sofreram acidentes
IMAGENS DO TREINO DESTE SÁBADO
RUBINHO LAMENTA PUNIÇÃO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FÓRMULA 1
A punição ocorreu porque, segundo os organizadores, Barrichello e Button não diminuíram a velocidade durante uma bandeira amarela na segunda parte do treino. Com isso, o brasileiro caiu para nono, enquanto seu companheiro na Brawn GP irá largar duas posições atrás.

Além dos dois postulantes ao título da temporada de Fórmula 1, também foram punidos, pelo mesmo motivo, os pilotos Fernando Alonso (Renault), Adrian Sutil (Force Índia) e Sebastien Buemi (Toro Rosso). Kövalainen (McLaren) e Liuzzi (Force India) também perderam cinco posições, mas por terem trocado a caixa de câmbio.

A bandeira amarela foi utilizada durante um dos muitos acidentes ocorridos no treino de classificação. O mais grave deles envolveu Timo Glock, da Toyota. O alemão perdeu o controle em uma curva e, após bater no muro, foi atendido durante cerca de dez minutos pelos médicos.

Retirado do carro, o piloto seguiu de maca até uma ambulância e, de lá, partiu de helicóptero para um hospital. Apesar da gravidade do acidente, Glock demonstrou consciência durante o resgate e, após os exames, foi apontado apenas um corte na perna e algumas dores nas costas. Mesmo assim, sua presença ainda não está confirmada na corrida de domingo.

Além de Glock, também sofreram acidentes fortes neste sábado os pilotos Webber, Alguersuari, Kovalainen e ainda Buemi, em duas oportunidades, mas nenhum deles se machucou.

Diante de todas essas batidas e, consequentemente, as bandeiras vermelhas, os pilotos tiveram poucas oportunidades para marcar tempo. Quem se deu bem foi Vettel, que correu bem nas três partes do treino e, no fim, ficou com o tempo de 1m32s160, conseguindo a sua quarta pole nesta temporada.

Ao lado do piloto da Red Bull aparece Trulli, que marcou 1m32s220 e largará em segundo lugar. Lewis Hamilton é o terceiro, com 1m32s395.

O formato do treino oficial foi mantido de 2008 e, portanto, os tempos dos dez primeiros colocados poderão ser mais altos que os demais. De acordo com as regras, os pilotos que disputam a "superpole" terão que iniciar a sessão com a configuração de corrida e não poderão mais reabastecer até a prova de domingo, portanto, fazem a tomada de tempo com o carro mais pesado que nas etapas 1 e 2, o que pode levar a ter tempos superiores aos dos pilotos eliminados nas fases anteriores.
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO
CONFIRA O QUE MUDOU
VEJA PILOTOS E EQUIPES
O GP de Suzuka acontecerá neste domingo, a partir das 2h (horário de Brasília). Se Button conseguir abrir 20 pontos de vantagem de Barrichello e Vettel, o inglês da Brawn GP ficará com o título desta temporada da Fórmula 1.

Confira a classificação final:
1. Sebastian Vettel - Red Bull - 1:32.160
2. Jarno Trulli - Toyota - 1:32.220
3. Lewis Hamilton - McLaren - 1:32.395
4. Nick Heidfeld - BMW - 1:32.945
5. Kimi Räikkönen - Ferrari - 1:32.980
6. Nico Rosberg - Williams - 1:31.482
7. Robert Kubica - BMW - 1:32.341
8. Adrian Sutil - Force India - 1:32.466*
9. Rubens Barrichello - Brawn - 1:32.660*
10. Jaime Alguersuari - Toro Rosso - sem tempo
11. Jenson Button - Brawn - 1:32.962*
12. Giancarlo Fisichella - Ferrari - 1:31.704
13. Heikki Kövalainen - McLaren - sem tempo*
14. Sébastien Buemi - Toro Rosso - sem tempo*
15. Kazuki Nakajima - Williams - 1:31.718
16. Fernando Alonso - Renault - 1:31.638*
17. Romain Grosjean - Renault - 1:32.073
18. Vitantonio Liuzzi - Force India - 1:32.087*
19. Timo Glock - Toyota - sem tempo**
20. Mark Webber - Red Bull - sem tempo**
* Foram penalizados com a perda de cinco posições
** Largarão dos boxes

Atualizado às 8h10

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host