UOL Esporte Fórmula 1
 
11/09/2009 - 09h21

Presidente da FIA condena armação e diz que Nelsinho tem imunidade

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O presidente da FIA, Max Mosley, declarou nesta sexta-feira que considera o ato de tentar forjar resultados pior do que qualquer tipo de trapaça. O dirigente comentou a respeito da polêmica sobre a Renault em Cingapura e lembrou que Nelsinho Piquet tem imunidade por ter denunciado o caso.

"Se você é um ciclista e toma doping, isso é trapaça. Agora, se você subornar outros ciclistas ou bater para que outro assuma a liderança, isso é mais sério", avaliou Mosley, que foi informado pelo pai de Nelsinho sobre o caso do GP de Cingapura do ano passado.

Dias depois, a FIA recebeu um dossiê em que o próprio piloto denunciava a recomendação que recebeu da Renault para bater e provocar a entrada do Safety Car para ajudar a vitória do então companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso. Isso aconteceu antes da confirmação da saída de Nelsinho da escuderia.

Em entrevista à revista inglesa Autosport, Mosley destacou que ainda espera a versão da Renault e confirmou que a pena mais severa seria a exclusão da equipe da categoria, caso a culpa seja comprovada. Ele esclareceu ainda que já é "muito tarde" para que o resultado do GP de Cingapura do ano passado seja alterado.

O chefe da Renault, Flavio Briatore, disse que as acusações são "ultrajantes" e informou que a equipe vai processar a família Piquet. A escuderia francesa alega que os dois fizeram uma tentativa de chantagem, a fim de que Nelsinho pudesse continuar na temporada de 2009.

Mesmo assim, o presidente da FIA deixou claro que o piloto brasileiro tem imunidade por ter feito a denúncia, como foi prometido durante a entrega do dossiê. Assim, Nelsinho não sofrerá punições da entidade, pelo menos por enquanto.

"Dissemos isso a ele, não sei exatamente como, que, se ele tem dito a verdade, então não será perseguido individualmente", confirmou Mosley. "É a mesma coisa que aconteceu com o Alonso em 2007", completou o dirigente, referindo-se ao caso de espionagem da McLaren.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host