UOL Esporte Fórmula 1
 
11/08/2009 - 07h16

Schumacher desiste do retorno à F-1 e culpa dores; Badoer corre

Das agências internacionais
Em Berlim (ALE)
ITALIANO SUBSTITUI SCHUMACHER
AP
Massa seria substituído por Schumi, mas quem vai ao grid será Badoer (e)
Nome: Luca Badoer
Data de nascimento: 25/01/1971
Local: Montebelluna (ITA)
Estatura: 1,70 m
Peso: 58 kg
Estreia na F-1: 1993 (África do Sul)
GPs disputados: 49
Melhor resultado: 7º lugar
VOCÊ FICOU DECEPCIONADO?
SCHUMACHER FEZ A COISA CERTA?
"ESTOU PRONTO", DIZ BADOER
DEZ CURIOSIDADES SOBRE BADOER
EMPRESÁRIO JÁ PREVIA REFUGO
O heptacampeão da Fórmula 1 não fará sua tão aguardada volta à categoria. O alemão anunciou nesta terça-feira a desistência do retorno, em que ocuparia a vaga de Felipe Massa, que se acidentou no GP da Hungria. O motivo são dores que o incomodaram durante treinos com o modelo 2007 da Ferrari, resultado de uma queda de moto. Ele será substituído por Luca Badoer

"As consequências das lesões causadas por aquele acidente de moto em fevereiro, com fraturas na região da cabeça e do pescoço, infelizmente se mostraram ainda muito severas", afirmou o ex-piloto, maior campeão da categoria máxima do automobilismo, em seu site oficial. "É por isso que meu pescoço ainda não pode suportar o estresse extremo causado por um carro de Fórmula 1".

Schumacher seria o substituto de Felipe Massa. O brasileiro teve um grave acidente no GP da Hungria, quando uma mola que caiu do carro de Rubens Barrichello acertou seu capacete. Com Massa fora, os boatos de que Schumacher voltaria à Fórmula 1 após dois anos e meio foram confirmados pela Ferrari. Ele chegou a testar modelo antigo da escuderia, mas foi neste momento que os problemas surgiram.

"Infelizmente, eu não estou em condições de substituir Felipe", analisou o alemão, de 40 anos, aposentado desde 2006. "Eu realmente tentei de tudo para fazer este retorno temporário ser possível. No entanto, para meu lamento não aconteceu. Estou muito desapontado. Infelizmente, não conseguimos aliviar a dor no pescoço que surgiu após os testes com a velha Ferrari em Mugello."

Na segunda-feira, o empresário do alemão, Willi Weber, já afirmou que a situação de Schumacher era preocupante. Devido às fortes dores no pescoço, o agente declarou que temia pela desistência do retorno e ainda esperava para começar as ações de marketing relativas à volta do alemão.

Após o anúncio de Schumacher no seu site oficial, a Ferrari confirmou o nome do italiano Luca Badoer para o lugar de Felipe Massa já neste fim de semana, no GP da Europa, no circuito de rua de Valência. Badoer é piloto de testes da Ferrari, tendo realizado 49 GPs de Fórmula 1.

Apesar disso, o italiano de 38 anos não disputa uma corrida desde 1999. Entre 1993, seu ano de estreia, e sua saída das corridas oficiais, teve como melhor colocação um sétimo lugar, sempre correndo em times pequenos, como a Minardi. Na época, apenas os seis primeiros pontuavam e, portanto, o italiano nunca somou pontos no Mundial.

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, lamentou a perda do heptacampeão, na aguardada volta. Eu lamento muito o problema que impediu Michael de retornar às corridas", afirmou ele, em anúncio. "Sua volta faria bem à Fórmula 1 e tenho certeza de que o veríamos lutando pela vitória novamente. Em acordo com Stefano Domenicali, decidimos dar a chance a Luca Badoer de correr, após tantos anos de preciosos trabalhos como piloto de testes."

Badoer, agora o mais velho do grid, superando Barrichello, é o primeiro piloto italiano a dirigir um carro da Ferrari em etapas do Mundial desde 1994. Naquele ano, Nicola Larini representou o time como piloto substituto do francês Jean Alesi.

SCHUMACHER ALEGA DORES NO PESCOÇO

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host