UOL Esporte Fórmula 1
 
16/07/2009 - 07h41

Sem 'corresponder expectativas', Bourdais é demitido da Toro Rosso

Das agências internacionais
Em Faenza (ITA)
A Toro Rosso anunciou oficialmente, através de um comunicado emitido nesta quinta-feira, a demissão do francês Sebastian Bourdais. A escuderia pode substituí-lo pelo piloto espanhol Jaime Alguersuari, de apenas 19 anos. O argumento usado pela equipe foi de que Bourdais não correspondeu às expectativas durante a atual temporada da Fórmula 1.

Andreu Dalmau/EFE
Equipe argumentou que Bourdais não correspondeu às expectativas
SEM TROCAS NA F-1 DESDE 2007
ESTILO DO CARRO FOI PROBLEMA
DI GRASSI AINDA TENTA A F-1
Em um curto texto, a Toro Rosso indica apenas que o anúncio do substituto do francês será feito em breve, mas não cita nomes. Caso Alguersuari venha a ocupar a vaga já na próxima etapa do Mundial de F-1, na Hungria, no próximo dia 25, ele se tornaria o piloto mais jovem a participar de um grande prêmio da categoria.

"No segundo ano de Sebastien conosco, a parceria não cumpriu as expectativas e, por isso, optamos por substituí-lo a partir da próxima corrida do Mundial", diz o comunicado assinado pelo chefe da escuderia, Franz Tost. O piloto francês, de 30 anos, marcou apenas dois pontos na atual temporada da Fórmula 1.

Em 2008, Bourdais foi companheiro de equipe de Sebastian Vettel. O talentoso alemão conseguiu deixar o francês para trás na equipe, realizou uma boa temporada e ganhou uma oportunidade na Red Bull.

A expectativa da Toro Rosso era que Bourdais pudesse ser o principal piloto em 2009, já que a equipe contratou o novato Sebastien Buemi, O jovem suíço não brilhou, mas conseguiu melhor desempenho que o companheiro até o GP da Alemanha. Buemi conquistou três pontos até o momento na temporada da F-1.

Bourdais disputou 27 corridas pela escuderia italiana e teve um quarto lugar no grid como melhor resultado, em Monza no ano passado. Em corridas, seu melhor desempenho foi dois sétimos lugares (Austrália e Bélgica, também em 2008), acumulando um total de seis pontos.

A última vez que um piloto de Fórmula 1 foi trocado durante a temporada aconteceu no GP do Brasil de 2007, quando Kazuki Nakajima competiu no lugar de Alexander Wurz.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host