UOL Esporte Fórmula 1
 
23/01/2007 - 14h55

Morre o último piloto que participou da estréia da F-1

Das agências internacionais
Em Genebra (Suíça)
O piloto suíço Emmanuel de Graffenried, mais conhecido como "Toulo", que participou do primeiro GP da história da Fórmula 1, morreu aos 92 anos em Lonay, Suiça.

Toulo era o último piloto vivo que participou do Grande Prêmio da Grã Bretanha, disputado em 13 de maio de 1950 no circuito de Silverstone. A sua carreira começou nos de 1930 antes do início da Segunda Guerra Mundial, que interrompeu diversas competições.

Na prova, em Silverstone, o suíço abandonou na volta 36 das 70 ao explodir o motor do seu Maserati 1.5 L4C. Segundo consta, o GP foi vencido pelo italiano Emilio Giuseppe "Nino" Farina, da Ferrari.

A melhor classificação de Toulo em 22 GPs disputados foi a quarta colocação na Bélgica, em 1953, sempre no volante de um Maserati. O ano também marcaria a melhor colocação dele no fim de um campeonato: a oitava posição.

Três anos depois, em 1956, ele encerrou sua carreira e se dedicou à venda de carros na cidade de Lausanne, na Suiça. Porém, ficou sempre atrelado à F-1 por ser um "embaixador" da Phillip Morris, patrocinadora da competição com a marca de cigarros Marlboro.

Graffenried tinha o título de Barão e pertencia a uma classe de pilotos conhecida como "Gentlemen drivers" - jovens ricos que destinaram parte dos seus patrimônios para incentivar as provas de carros, como a F-1.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host