Topo

"Saí com pulmão queimando", diz brasileira ao celebrar atuação no biatlo

Brasileira Jaqueline Mourão realiza etapa do tiro no biatlo dos Jogos Olímpicos de Sochi - Gero Breloer / AP
Brasileira Jaqueline Mourão realiza etapa do tiro no biatlo dos Jogos Olímpicos de Sochi Imagem: Gero Breloer / AP

Bruno Freitas

Do UOL, em Sochi (Rússia)

09/02/2014 15h56

Pela primeira vez na história o Brasil teve um representante olímpico no biatlo, prova que combina esqui cross country e tiro. Em sua quinta Olimpíada, Jaqueline Mourão terminou a prova em Sochi deste domingo esgotada, assim como as demais concorrentes. Nas palavras da atleta de 37 anos, com o "pulmão queimando".

"Foi super difícil, uma prova super exigente do pulmão. Estou com tudo queimando mesmo, muito difícil [apontando para o tórax]. Mas estou feliz com meu aproveitamento no tiro, 9 em dez, errar só um numa Olimpíada, muitos atletas não conseguem, ficam nervosos e erram bastante", comemorou a brasileira, na 77ª posição dos Jogos de Inverno na modalidade.

Única latino-americana classificada para o biatlo olímpico, Jaqueline não brigava por medalha, mas sim para melhorar seu patamar no cenário internacional. Em auto avaliação, a atleta mineira se disse satisfeita com o desempenho, vencendo a dificuldade de luz já com a noite caindo no complexo de Laura.  

"Hoje graças a Deus ficou nublado, então não foi tão problemático quanto no dia em que eu treinei, na quinta-feira. Depois que o sol desceu eu mexi na regulagem na carabina. Se não tivesse mexido eu teria errado todos os meus tiros", explicou.

A prova disputada por Jaqueline Mourão neste domingo é uma das modalidades mais complexas do programa olímpico de inverno, combinando o esqui cross country com tiro esportivo. Nela, as atletas percorrem longas distâncias sobre esquis e atiram em alvos de 11,5 centímetros de diâmetro (em pé) e 4,5 centímetros (deitadas).

Na prova de sprint 7,5 km, as atletas largam em intervalos de 30 segundos para três voltas de 2,5 km, com duas paradas para cinco tiros cada. Na primeira parada elas atiram deitadas. Na segunda, de pé.  Para cada tiro fora do alvo, a atleta deve esquiar imediatamente uma volta de penalidade de 150 metros. Aquela que terminar o percurso no menor tempo vence.

RECORDE DE CINCO OLIMPÍADAS NO CURRÍCULO

Com a aparição deste domingo em Sochi, Jaqueline confirmou o recorde de participações olímpicas entre atletas brasileiros. A mineira agora soma cinco edições, sendo duas em Jogos de verão (com o mountain bike) e três de inverno. Ela se iguala a duas outras mulheres com uma mão cheia de participações: a ex-levantadora de vôlei Fofão e a jogadora de futebol Formiga.

Jaqueline começou a se aventurar nos esportes de inverno em 2005, quando uma nevasca impediu que ela treinasse mountain bike no Canadá. Após disputar a Olimpíada de verão de Pequim, em 2008, a brasileira decidiu se dedicar exclusivamente ao esqui.

A veterana volta a competir em Sochi na terça-feira, no esqui cross country. Jaqueline ainda atua na sexta, para a disputa da prova de 15 km do biatlo.