UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
Dmitry Lovetsky/AP Photo

Jaqueline Mourão igualou sua posição em relação aos Jogos de Turim, em 2006

15/02/2010 - 17h37

Na estreia do país em Vancouver, brasileira termina em 67ª no esqui cross country

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A brasileira Jaqueline Mourão abriu a participação do país nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver na prova de esqui cross coutry, que aconteceu no Parque Olímpico de Whistler, e encerrou a competição na 67ª posição.

Jaqueline alcançou o tempo de 30min22s2, marca pouco mais de cinco minutos mais lenta em relação à da primeira colocada, a sueca Charlotte Kalla, que fez 24min58s4. A estoniana Kristina Smigun-Vaehi, que chegou à disputa como atual campeã olímpica, ficou em segundo lugar, com 25min05s. Já Marit Bjorgen, da Noruega, que fez a prova em 25min14s3, terminou com o bronze.

Com esse tempo, a brasileira fechou a disputa à frente de 11 atletas, chegando na mesma colocação dos últimos Jogos, mas melhorando em cerca de cinco minutos a marca alcançada em Turim (35m59s7). Entretanto, nas Olimpíadas anteriores havia menos competidoras (72 contra 78 neste ano).

LEANDRO RIBELA TERMINA EM 90º EM SUA ESTREIA

O segundo brasileiro a participar dos Jogos de Vancouver foi Leandro Ribela, na prova masculina do esqui cross country. Estreante nos Jogos, ele chegou na 90ª colocação entre 95 atletas com o tempo de 43m36s2.

“Estou muito contente com meu resultado e com o tempo da prova. Estava me sentindo muito tranquila e bem mentalmente antes da largada. A experiência de quatro Jogos Olímpicos me ajudou. Não cometi nenhum tipo de erro durante toda a prova e por isso me aproximei bem mais das primeiras colocadas. Esse foi o meu melhor resultado direto”, disse Jaqueline.

A atleta já é veterana na competição. Ela disputou as Olimpíadas de Turim, além dos Jogos de Verão em Atenas-2004 e Pequim-2008 na modalidade mountain bike, e começou a praticar a modalidade de inverno por influência do marido, ex-atleta olímpico de esqui.

“Tenho certeza de que dei o meu melhor e representei o Brasil da melhor forma possível”, comemorou.

A forma de disputa do esqui cross country é simples: os competidores percorrem um percurso irregular de 10km, com curvas, subidas, e o atleta que conseguir o menor tempo é o campeão.

Jovem desbanca campeã olímpica

A campeã Charlotte Kalla, de 22 anos, chegou aos Jogos tendo conquistado a nona posição no último Campeonato Mundial. A jovem vibrou com a vitória, já que deixou pra trás atletas consagradas como Kristina Smigun-Vaehi, campeã em Turim e medalha de prata em Vancouver, Marit Bjoergen, duas vezes medalha de prata na competição e Justyna Kowalczyk, da Polônia, bicampeã mundial.

“Estou achando tudo muito doido agora”, afirmou. “Não posso acreditar que sou medalhista olímpica. Eu me senti bem durante toda a prova. Eu apenas tentei me focar no meu desempenho e ser paciente. Isso é fantástico”, completou.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host