UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
13/02/2010 - 07h00

Top 7 - Mortes ocorridas durante a realização de Jogos Olímpicos

Do UOL Esporte
EM São Paulo

O acidente com o georgiano Nodar Muaritashvili, que competia no luge, durante treinamento para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, no Canadá, trouxe à tona mais uma morte para disputas olímpicas. Vários acidentes já ocorreram em competições tanto na edição de verão quanto na de inverno de Jogos Olímpicos, mas alguns casos foram fatais.

Mas as mortes em disputas olímpicas nem sempre foram de esportistas em competição. Já houve casos ocorridos por fatos do lado de fora das arenas de provas, como em ataques terroristas. O mais famoso caso foi o dos Jogos de Munique-1972, na Alemanha, quando duas pessoas da delegação israelense morreram a tiros. 

MORTES OCORRIDAS DURANTE A DISPUTA DE JOGOS OLÍMPICOS

1 - MARATONA EM ESTOCOLMO-1912
O português Francisco Lázaro foi o primeiro atleta a morrer na história dos Jogos Olímpicos da era moderna. Na maratona de Estocolmo-1912, o corredor desmaiou durante a prova e faleceu horas depois. Os médicos afirmaram que a causa da morte do português foi uma desidratação extrema, causada pelo calor de 32 graus.
2 - DOPING CAUSA MORTE EM ROMA-1960
Problemas com doping causaram a morte do ciclista dinamarquês Knud Enemark Jensen durante a Olimpíada de Roma-1960. O atleta se sentiu mal durante a prova e teve um traumatismo craniano ao cair da bicicleta. A autópsia revelou que ciclista competia sob a influência de uma anfetamina que fez cair sua pressão arterial.
3 - ACIDENTES EM INNSBRUCK-1964
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Innsbruck-1964 ficaram marcados com duas mortes durante os treinos. O esquiador Ross Milne perdeu o controle em uma descida e não resistiu após se chocar contra uma árvore. O COI alegou que o problema ocorreu pela falta de experiência do atleta de 17 anos. Já o britânico Kazimierz Kay-Skrzypeski morreu em treino do luge.
4 - ATENTADO TERRORISTA EM MUNIQUE-1972
No dia 5 de setembro de 1972, nos Jogos de Munique, na Alemanha, um grupo de terroristas invadiu a Vila Olímpica e atacou a delegação israelense. O treinador de luta Moshe Weinberg e o levantador de peso Joseph Romano reagiram e acabaram sendo mortos a tiros de metralhadora no local. Outras nove pessoas da delegação entre atletas, treinadores e funcionários acabaram mortos, e mais sete pessoas entre policiais e terroristas também morreram.
5 - ACIDENTE EM TREINO DE ALBERTVILLE-1992
O esqui de velocidade ainda era uma modalidade de exibição nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1992, mas a competição ficou marcada pela morte do suíço Nicolas Bochatay, de 27 anos, na estação de Lês Arcs, na França. O competidor se acidentou enquanto realizava um treinamento para a disputa da final do esqui de velocidade.
6 - BOMBARDEIO EM ATLANTA-1996
Os Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 foram marcados por um bombardeio no Centennial Park em 27 de julho. O atentado ocorreu durante um show e matou a espectadora Alice Hawthorne e deixou outros 111 feridos, além de causar a morte de Melih Uzunyol por ataque cardíaco.
7 - MORTE EM VANCOUVER-2010
No primeiro dia de disputa dos Jogos Olímpicos de Vancouver, nesta sexta-feira, o georgiano Nodar Kumaritashvili, de 21 anos, que competia no luge (espécie de trenó em que o atleta desce a pista deitado), morreu após colidir violentamente contra uma pilastra enquanto treinava para a competição no Whistler Sliding Center

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host