UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
AP Photo/Gero Breloer

Torcedores fazem homenagem ao georgiano Nodar Kumaritashvili morto em treino

13/02/2010 - 03h03

Homenagens a georgiano marcam abertura da Olimpíada de Inverno de Vancouver

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A noite era de festa, mas a morte do georgiano Nodar Kumaritashvili durante os primeiros treinos do luge nesta sexta-feira mobilizaram a abertura da Olimpíada de Inverno de Vancouver. Homenagens dos organizadores e do Comitê Olímpico Internacional marcaram a festa, que abriu as competições no Canadá.

ABERTURA COM LUTO E FESTA

  • Reuters

    Isabel Clark representou o Brasil como porta- bandeira da delegação, que possui cinco atletas

  • AFP

    De luto, atletas da Geórgia participam da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno Vancouver

O momento mais emocionante do evento ocorreu durante a entrada da delegação da Geórgia. Usando cachecóis e tarjas pretas, os atletas do país participaram da abertura visivelmente abalados com a morte de um de seus representantes. De luto, os competidores adentraram o estádio em silêncio e foram fortemente aplaudidos de pé pelos espectadores.

Nodar Kumaritashvili morreu nesta sexta-feira após bater violentamente contra uma pilastra enquanto treinava para a competição nesta sexta-feira no Whistler Sliding Center. A delegação georgiana estudou se retirar dos Jogos, mas decidiu disputar a competição em homenagem ao atleta de 21 anos.

Antes dos discursos dos organizadores e políticos canadenses, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, voltou a lamentar o incidente e deu suas condolências aos atletas da Geórgia. Também foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Kumaritashvili.

Mas a cerimônia de abertura também teve seus momentos de alegria. Como ocorre tradicionalmente em eventos deste porte, a festa trouxe apresentações de danças e costumes locais, além de populares cantores canadenses.

Os atletas brasileiros marcaram presença no evento. A snowboarder Isabel Clark carregou a bandeira do país na cerimônia de abertura e conduziu uma animada – apesar de pequena – delegação, que foi bastante aplaudida pelos espectadores.

No momento mais esperado do evento, a pira olímpica foi acesa através de três totens em formato de cristal, que foram cercados por alguns dos principais atletas canadenses.

Os últimos resposáveis por carregaram a chama olímpica foram a lenda do hóquei Wayne Gretzky, o jogador da NBA Steve Nash, a esquiadora Nancy Greene e Catriona LeMay Doan, da patinação de velocidade. O detalhe é que uma das chamas que foram acesas pelos quatro atletas não funcionou e só três dos totens acabaram usados.

O fato não prejudicou o espetáculo e o acendimento da pira, finalizado por Gretzky.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host