UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
03/02/2010 - 13h00

Autoridades de Vancouver manterão tolerância à maconha durante Jogos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar da proibição de modo oficial, o consumo de maconha é normalmente bem aceito na cidade canadense de Vancouver. E, durante os Jogos Olímpicos que começam no próximo dia 12, as autoridades garantiram que não vão mudar sua política, apesar de o mesmo não poder ser dito quanto aos atletas, devido ao risco de doping.

ESQUIADOR CAI E DESMAIA NA NEVE

  • Reuters

    A pouco mais de uma semana dos Jogos de Inverno, que começam dia 12, em Vancouver, um esquiador alemão protagonizou um grande susto. Markus Eisenbichler ficou desacordado após sofrer uma grave queda em prova de saltos.

“Nossos oficiais mostram uma grande diplomacia de respeito com pessoas que fumam maconha e isto vai continuar”, afirmou Lindsey Houghton, porta-voz do departamento de polícia de Vancouver, à agência de notícias The Canadian Press.

Isto não significa uma liberação total. “Há pessoas que vem visitar a cidade que são de países em que isso não é legal, então não espero que eles apenas estejam aqui para quebrarem as nossas regras”, completou ele, sobre a política de apenas deter usuários em casos graves.

Vancouver é conhecida em todo o Canadá por essa permissividade com drogas. Possui, ainda, o único local em que se pode usar drogas injetáveis de forma supervisionada – um modo para evitar o contágio de doenças por meio das seringas, por exemplo.

Todo ano são realizados eventos em favor da maconha e um dos mais curiosos está sendo planejado para este ano. O ativista Neil Magnuson fará durante os Jogos uma exposição de arte chamada "Cannalympics", com nome relacionado à planta que dá origem à droga, cannabis.
Em competição, a realidade é outra. Apesar de ser considerada uma droga social, apenas, sem melhora no desempenho esportivo, a maconha faz parte das substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional, o que gera punição caso sejam achados indícios em exames antidoping.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host